dicas para ter caes em apartamento

Dicas para quem deseja ter cães em apartamento

“Ao ler esse texto você vai ver que é possível ter um pet mesmo morando em apartamento”.

Uma companhia para todas as horas, essa é  a melhor definição para os animais de estimação, eles estarão sempre ao nosso lado não importa as circunstâncias e além de estarem sempre conosco eles nos proporcionam momentos de alegria e descontração. Ao chegarmos em casa depois de um dia longo e estressante este melhor amigo está  esperando e se sente feliz com a nossa chegada, pois ele esperou o dia todo por esse momento, fazendo com que a gente se sinta especial sejam eles gatos ou cachorros não importa o que aconteça eles sempre estarão te esperando ao final do dia. Essa companhia para todas as horas e esse sentimento de felicidade que eles nos despertam acaba sendo um grande atrativo para que as pessoas adotem algum pet. Entretanto possuir um animal de estimação não é tão simples assim, é preciso ter muita responsabilidade e ter cuidados diários com seu bichinho para que ele tenha uma vida longa, feliz e muito saudável. Muitas pessoas que vivem em um  apartamento em São Paulo  encontram algumas dificuldades em possuir um animalzinho. Pensando em auxiliar nesse processo elaboramos algumas dicas e cuidados que devem ser tomados antes e depois de adotar seu pet, desta forma você poderá ter seu novo amiguinho sem problema.

Antes de qualquer coisa precisamos pensar no porte do animal que vamos adotar, pois se o apartamento for pequeno não é indicado adquirir animais de porte grande devido a falta de espaço, não é legal para você e para seu pet que irá esbarrar na sua mobília não tendo um bom espaço para locomoção, não existe uma metragem mínima estabelecida para se criar um animal, porém é preciso pensar no seu bem estar e no bem estar de seu pet. Para saber qual porte o seu filhotinho irá atingir basta procurar a origem do animal, qual o tamanho de seus pais pois provavelmente o filhote fique da mesma estatura. Um fator super importante é a segurança do animal, então é preciso que todas as janelas do seu apartamento sejam protegidas com telas fortes e de qualidade que possam suportar possíveis mordidas do animal. Muitas pessoas acreditam que essa medida seja necessária somente para quem possui gatos, porém é recomendado que os donos de cachorros também reforcem a segurança do seu bichinho protegendo suas janelas pois muitas vezes elas acabam despertando a curiosidade neles devido aos sons que vêm das ruas.

Adotei o meu pet e agora?

Após tomar todas a precauções com  o porte do animal para que ele não acabe sendo criado confinado em uma varanda ou na sua lavanderia e ter reforçado a segurança de sua janelas, precisamos pensar nos cuidados diários que eles necessitam e como podemos evitar alguns problemas que possam vir a ocorrer.

Tenha um cantinho só para ele

Ter um lugar destinado só para seu animalzinho faz com que ele se sinta parte da casa e se sentindo-se seguro ali. Esse cantinho precisa ser muito agradável para o seu pet, deve ter um espaço para a caminha e ser localizado em uma parte da casa arejada, mas cuidado  deve se evitar lugares onde circulam uma intensa corrente de ar e umidade porque esses fatores podem vir a trazer problemas respiratórios e problemas de pele.  Além da caminha esse espaço também é adequado para deixar os brinquedos como arranhadores para os felinos e mordedores para os cães. Para os donos de felinos uma dica bacana é instalar prateleiras, estantes e até mesmo outros móveis que possam aumentar a exploração do animal  e desta forma aumentando a circulação do animal dentro do apartamento. Nesse cantinho você também pode colocar um comedouro e um bebedouro se o apartamento for muito grande para facilitar um pouco o acesso ao bebedouro pode-se instalar mais de um e distribuí los da melhor  forma pela casa.

Passeios frequentes

Os animais domésticos necessitam de atividades físicas, brincadeiras e interações sociais, é de extrema importância fazer passeios regulares  para evitar problemas respiratórios, cardiovasculares, dores nas articulações e limitação da mobilidade corporal dos animais e sobrepeso. Ao realizar os passeios não esqueça de levar um saquinho para coletar as fezes do animal e um pouco d’água em dias mais quentes.

O sedentarismo e a falta de atividades lúdicas  podem levar  a criar quadros de ansiedade e estresse. Uma dica para quem passa o dia todo fora e não possui muito tempo para realizar algumas atividades recreativas, são objetos recreativos pois eles estimulam brincadeiras, objetos como: ossinhos, mordedores, brinquedos que liberam comida ou que possam ser mastigados dentre outros. Esses brinquedos são uma ótima opção para estimular seu animal e tirá-lo da monotonia  você pode aproveitar o cantinho do seu pet e deixar todos esses objetos lá.

Um local adequado …

Além do cantinho do seu pet é preciso reservar um local exclusivo para xixi e cocô, desta forma evita-se encontrar dejetos indesejados pela casa. Existem no mercado produtos que auxiliam a deixar o apartamento mais limpo como por exemplo os tapetes higiênicos que absorvem a urina do cão e evitam que as patas entrem em contato com o líquido  porém para ser eficazes é preciso de uma higienização diária. Já para os gatos que é mais recomendado são as areias sanitárias que deve ser higienizada uma vez ao dia, e a areia deve ser trocada normalmente de 15 em 15 dias ou conforme você ver que ela não está mais absorvendo o xixi de seu animal.

É preciso ficar muito atento a limpeza das áreas dos animais e a do apartamento como um todo, principalmente se o imóvel for muito pequeno para evitar o acúmulo de pelos é recomendado que se passe aspirador 3 vezes durante a semana. Deve-se tirar todos os dias qualquer resíduo de fezes ou urina. Afinal se resolver por seu  apartamento para alugar  não vai querer ele cheirando mal.

Além de todo esse cuidado com a limpeza é preciso cuidar da higiene de seu pet dando banhos com frequência e  limpando com lenços higiênicos além de levá-lo com regularidade ao veterinário para que ele acompanhe seu pet e recomenda as vacinas necessárias. Seu amiguinho agradece.

“Gostou desse texto? então compartilhe com seus amigos quem sabe aquele seu amigo que mora em apartamento não decide adotar um companheirinho”

Autor: Amabilly Silveira do site Chaves na Mão

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

Leave a Reply