teste-audicao-cachorro

Como testar a audição do cachorro ?

Graças os avanços da tecnologia na área da saúde, podemos testar a audição do cachorro para certificarmos se ele tem algum problema auditivo ou se o cachorro é surdo. O teste é bem semelhante aos testes realizados com os humanos, que nada mais é apresentar sons em frequências diferentes baixo, médio e alto, variar a altura e perguntar se estamos ouvindo, assim é realizado conosco. Para testarmos a audição do cachorro é utilizado um método bem semelhante, só que para fazer esses testes de audição no cachorro é preciso adestrar o cachorro primeiro para que ele reaja à localização do som.

Como é feito o teste da audição do cachorro?

O cachorro será colocado em um local fechado com um alto-falante, um painel ou uma alavanca a esquerda e à direita do cachorro, o som é liberado de maneira aleatória pelos alto falantes, se o cachorro ouvir o som ele terá uma “tarefa” de escolher o lado que vem o som, se o cachorro apertar a alavanca que está localizada abaixo do alto falante correto, ele ganhara um potinho que esta sob o alto falante com petiscos, porém se ele não apertar a alavanca correta ele não terá nenhuma recompensa.

Vale lembrar que esse adestramento e teses podem levar semanas e dezenas de exames, por isso deve ser realizado com um profissional que saberá adestra-lo da forma correta e identificar se ele tem algum problema de audição.

Para medir a audição do cachorro com mais precisão a fim de identificar se o cachorro não escuta, ou tem baixa audição, existe um teste chamado PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Para realizar esse tipo de teste, o cachorro deve estar calmo e tranquilo, se o cão for agitado e não deixar realizar o teste será preciso uma sedação.

É inserido pequenos eletrodos no escalpo do cachorro ou um emissor de som colocado no ouvido do cachorro. Estímulos sonoros serão enviados ao ouvido e a resposta cerebral é registrada através de um computador, que determina se o cérebro do cachorro reagiu ao som.

Porém se não houver nenhuma reação do cachorro durante o teste auditivo, é porque o cachorro não está ouvindo. Como pode perceber é um exame simples sem causar dores ao cachorro, se essa era a sua preocupação.

Quer saber mais? Se quer saber como limpar as orelhas do seu cachorro, clique no link e leia o artigo.

Rating: 1.0/5. From 1 vote.
Please wait...

One Response

  1. Denise Campos
    Denise Campos at |

    Olá, você poderia disponibilizar a referência sobre o PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico)? Obrigada.

    Reply

Leave a Reply