Tudo o que você precisa saber antes de ter um Chow Chow!

Uma das raças de cães mais antigas, o Chow Chow encanta pela sua fofura e ar de nobreza.

Conhecido como “o cachorro da língua azul”, o Chow Chow é uma das raças caninas mais fofas. Ele chama atenção pela sua exuberante pelagem e a língua de coloração diferente, que encanta as crianças e também os mais velhos.

Originário do norte da China e da Mongólia, acredita-se que o Chow Chow seja uma das mais antigas raças de cachorro. De acordo com pesquisadores, esta é uma das primeiras raças primitivas que evoluíram diretamente do lobo cinzento, que é ancestral direto do cachorro. Historiadores afirmam que o Chow Chow acompanhava as tropas mongóis que invadiram a China, em 1215, assim como a Europa e o Oriente Médio.

Cachorro da raça Chow Chow

No entanto, a ascendência da raça é atribuída à China, pois sua função original era de cão de caça da nobreza e também cão de guarda. Após a queda das caçadas do Império, a raça entrou em decadência, porém com alguns descentes puros permanecendo nos elegantes mosteiros e mansões. Além disso, o Chow Chow também foi fonte de peles e até mesmo alimentação na Manchúria e Mongólia.

Em alguns países, a raça é conhecida como Spitz Chinês, pois existem indícios de que esse tipo de cão teria dado origem a outros cães do tipo spitz, como o Elkhound Norueguês, o Samoieda, o Keeshond e o Spitz Alemão. No final do século 18, alguns poucos exemplares de Chow Chow foram levados à Inglaterra, mas somente a partir de 1920 que a raça se expandiu para a Europa.

Comportamento e temperamento

Comportamento da raça Chow Chow

Considerado um cão versátil por muito dos seus donos e, por incrível que pareça, um cão de caça e defensor da casa, o Chow Chow tem força suficiente para puxar um trenó, uma de suas principais características desenvolvida em sua região de origem.

Um pouco reservado, calmo e tranquilo, a raça tem um certo ar de nobreza, ao mesmo tempo em que é leal ao dono. Por ser considerado um cachorro extremamente protetor, o Chow Chow pode, com o tempo, apresentar certa ressalva em relação a pessoas de fora do convívio familiar.

Muitos cuidadores acreditam que o adestramento e a socialização do Chow Chow são importantes ainda na infância, pois, conforme o cão vai crescendo, ele tende a se tornar teimoso e menos receptivo a comandos. Além disso, depois de adulto, o Chow Chow pode tornar-se agressivo com outros cães, principalmente do mesmo sexo, o que torna a socialização da raça muito importante, ainda mais para alguns cachorros que são considerados dominantes.

Cuidados necessários com a raça

Cuidados necessários com o Chow Chow

O Chow Chow, assim como a maioria dos pets, necessita de alguns cuidados especiais, para que cresça saudável e possa se desenvolver em harmonia com os donos e também com outros cães.

Sua pelagem vasta e exuberante requer cuidados frequentes, como a escovação, que, além de deixá-lo mais bonito e imponente, evita doenças de pele. Também é importante ter cuidado com a frequência dos banhos para não prejudicar a pele, Assim como na hora da secagem dos pelos, pois, como são muito densos, podem criar fungos caso fiquem úmidos.

No entanto, são os olhos do Chow Chow que necessitam de um cuidado extra. Um dos maiores problemas de saúde da raça é uma alteração chamada entrópio, que pode causar anormalidades nas pálpebras. Por isto, a região dos olhos precisa de cuidado e limpeza frequente. Caso o dono note algum problema mais grave na pálpebra, o cão deve ser levado imediatamente a uma clínica veterinária para que seja cuidado e tratado.

Este é considerado um bom cão para apartamento por ter um porte mediano e não necessitar de tanto exercício como outras raças. No entanto, ele vai precisar de atividades ao ar livre regularmente para extravasar a energia, de preferência pela manhã ou no final do dia, pois são momentos em que o clima está mais ameno, já que a raça não se sente tão bem em dias quentes e úmidos.

A alimentação desse cão também deve ser levada em conta como um cuidado especial do animal. Caso os filhotes não tenham recebido leite da mãe, são indicados alimentos específicos para substituir o leite e para preparar para o desmame e a transição do leite para o alimento seco. Os filhotes devem ser alimentados de 4 a 5 vezes ao dia até os 6 meses, diminuindo gradualmente para duas refeições ao dia. Depois, a melhor opção é oferecer ração do tipo Super Premium, que mantém a pelagem abundante e saudável.

Quanto custa um filhote de Chow Chow

Filhotes de Chow Chow

Apesar da raça não estar entre as mais comuns no país, existem alguns criadores de Chow Chow por no Brasil. Dependendo da linhagem e do padrão (o padrão “pet” é indicado para quem quer um cão apenas para companhia) os preços variam bastante. Em média, um filhote de Chow Chow custa em torno de 900 reais, mas também há a possibilidade de serem encontrados por 400 reais, ou até 1.500 reais.

Animado para ter um cachorro que se parece com um leão? Não esqueça de que comprar o cãozinho e deixá-lo em casa não são suficientes, porque os cuidados com a saúde do animal são muito importantes para sua qualidade de vida. Por isto, caso note qualquer alteração com seu bichinho, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária de confiança para tratamento de doenças e emergências. As clínicas veterinárias oferecem profissionais conscientes que podem ajudar o seu animal. Além de tirar todas as suas dúvidas em relação à raça e aos cuidados especiais com seu pet.

Rating: 5.0/5. From 11 votes.
Please wait...

33 Responses

  1. JÉSSICA RIBEIRO
    JÉSSICA RIBEIRO at |

    bom dia! Caso surja alguma disponibilidade de adoção de chow chow, gostaria de ser sinalizada. agradeço a atenção

    Reply
  2. rose
    rose at |

    Gostaria de adotar uma chow chow fêmea, para minha filha de 05 anos.

    Reply
  3. Dennis
    Dennis at |

    Quero um

    Reply
  4. Leoleitte Ruiz
    Leoleitte Ruiz at |

    Meu sogro está doando um chowchow de 3 anos. Se alguém tiver interesse. De preferência para pessoas com casa e quintal…tel 21 981226719

    Reply
  5. Evellyn
    Evellyn at |

    Boa noite gostaria muito de ter um cachorro chow chow ou um akita ou husky siberiano é meu sonho apesar que eu não tenho condições de comprar é quer meu aniversário é domingo agora e meu pais no momento não está com condições de comprar meu zap (71)993566087 sou de Salvador e moro em Camacari eu ficaria agradecida se alguém de coração bom doa-se pra mim .

    Reply
  6. Anderson Oliveira Rocha Júnior
    Anderson Oliveira Rocha Júnior at |

    Sempre quis um meu sonho

    Reply
  7. Tamiê Macedo
    Tamiê Macedo at |

    Boa noite, eu quero muito somos amante de Chow Chow, Grande sonho. deixa uma fêmea pra adotar. Estou doida ansiosa! Deus te abençoe

    Reply
  8. Fran Souza
    Fran Souza at |

    Quero muito adotar um!!

    Reply
  9. Denise
    Denise at |

    Meu sonho é ter um chow chow sou apaixonada por cachorro tenho um betevi vira-lata meu amor agora gostaria de realizar meu sonho de te um chow chow quem pode tá realizando esse meu sonho agradeço

    Reply
  10. Anderson Oliveira
    Anderson Oliveira at |

    Meu sonho eles são lindos

    Reply
  11. Lucas pinto
    Lucas pinto at |

    Preciso muito adotar um cachorro desse , eu e minha noiva gostamos muito de animais , especialmente de cachorro e dessa raça , não tenho condições de comprar um pelo valor que é , gostaria muito de conseguir a adoção de um , desde ja agradeço .

    Reply
  12. Artur santos
    Artur santos at |

    Gostaria muito de um chow chow meu sonho é ter um se possível adotar quero de preferência uma femia obrigado pela atenção. Artur Santos.

    Reply
  13. Artur santos
    Artur santos at |

    Gostaria muito de um chow chow meu sonho é ter um se possível adotar quero de preferência uma femia obrigado pela atenção.

    Reply
  14. Vanessa
    Vanessa at |

    Quero um ? meu sonho ter um desse .

    Reply
  15. Guilherme Jaques saraiva
    Guilherme Jaques saraiva at |

    Eu quero um presizo um novo integrante na família.conpania para meus três filhos um D2 anos outro 7 e 12.

    Reply
  16. Andreia
    Andreia at |

    Olá me chamo Andréia eu quero muito um filhote fêmea branca meu sonho é ter um Chow Chow espero ganhar um ….. Como faço pra ganhar um!!!!! Aguardo resposta

    Reply
  17. ingrid
    ingrid at |

    quero muito adotar uma chow para minha filha. como faço?

    Reply
  18. sandra leite
    sandra leite at |

    Tem una chow de 3 anos pelo curto de 3 anos mansa meiga para adocao de nome cora meu email sandramesquitaleite@hotmail.com zs sp

    Reply
  19. Cinthia Martins
    Cinthia Martins at |

    Como o sonho ou desejo de qualquer um ter um animal de estimação isso é bem normal no mundo de hj
    Só que esse é meu sonho em ter esse cachorro toda vez que vejo a foto dele meu coração se alegra é uma forma tão alegre em ter um nos meus braços e chama e poder falar que esse é meu
    Acho que necessidade vem de qualquer família pois minha mãe não tem condições de me dá um
    Se alguém puder me ajuda a realiza esse sonho em ter um Chow Chow vou agradecer muito pois cuidarei muito bem

    Reply
  20. sandra leite
    sandra leite at |

    Adotei una chow com 2 meses femea (kiara) hj 4 meses ela e creme e linda adora brincar comer bebe una caída d agua e apaga como fosse iberna, nem adianta chamar

    Reply
    1. Andreia
      Andreia at |

      Olá Sandra eu gostaria de saber como vc adotou um Chow Chow pq queria também uma fêmea branca aguardo sua resposta!!!

      Reply
  21. Larissa
    Larissa at |

    – Boa tarde , sou á Larissa e quero muito um filhote de Chow Chow, de preferência na cor amarela , dourado não sei , cor de mel … Como faço pra conseguir 1 ?

    – Aguardado á resposta .

    Reply
  22. Rosiene Chagas Sousa
    Rosiene Chagas Sousa at |

    quero adotar um como faço

    Reply
  23. Rosiene Chagas Sousa
    Rosiene Chagas Sousa at |

    quero um para adotar

    Reply
  24. Edgar Nascimento
    Edgar Nascimento at |

    Olá quero um cow cow para adotar

    Reply
  25. Andreza
    Andreza at |

    Olá tenho dois filhos que ama chow chow ,me pedem todos os dias um chow chow ele tinha medo ,mais uma vizinha minha tinha um por nome puff eai eles amaram e se acostumaram com o cachorro … amamos chow chow e queremos adotar uma fêmea ha ansiedade ta grande para consegui nossa bebê .

    Reply
  26. Rayana Brito pereira
    Rayana Brito pereira at |

    Qro muito no cachorrinho chow chow meu sonho??

    Reply
  27. Caroline O. Marinho
    Caroline O. Marinho at |

    Boa Tarde , quero muito adotar uma chow chow fêmea , aguardo retorno.

    Atensiosamente : Caroline Marinho

    Reply
  28. Iandro Otávio Viena Rodrigues
    Iandro Otávio Viena Rodrigues at |

    Quero muito esse cachorro

    Reply
  29. Rose
    Rose at |

    meu chow chow era todo preto enquanto mais novo. Hj ele esta com quatro meses ficando da cor cinza no rabo e parte do bumbum .Da impressão de pelo velho pois, esta denso e áspero. Iso é normal? será que ele não permanecerá todo preto?

    Reply
  30. Luane
    Luane at |

    Tenho que comprar o chow chow

    Reply
  31. Patrícia Regina Ferri Roque
    Patrícia Regina Ferri Roque at |

    Olá, quero muitoooooo uma fêmea

    Reply
  32. DANIELLE ALVES MARTINS
    DANIELLE ALVES MARTINS at |

    Olá somos amante do chow chow e akita. Estamos procurando fêmeas para adotar!!
    Aguardaremos ansiosamente

    Reply

Leave a Reply