animas para ter em casa

9 Animais Inusitados para ter em Casa

Bichos diferentes podem, sim, viver em casa, mas não são moda passageira. Saiba quem são eles.

Se Elvis Presley tinha um simpático canguru, Audrer Hepburn, um indefeso cervo, e o lutador Myke Tyson é dono de um poderoso tigre, por que você tem que se contentar com cães e gatos? A resposta é simples: animais silvestres devem viver em liberdade! No entanto, seu pet pode ser incomum e, ainda por cima, ser feliz dentro de casa.

Animais inusitados são cada vez mais populares e muitos já possuem autorização de órgãos de proteção para serem criados como bichos de estimação. Entretanto, alguns podem ter altos custos para serem adquiridos e, principalmente, para serem mantidos durante sua vida. Por isso, antes de optar por um animal nada tradicional, é preciso avaliar as finanças, além da possibilidade de se dedicar a criação de espécies tão diferentes e não se deixar levar por bichos que estão “na moda”. Mesmo porque, além dos custos fixos, situações repentinas podem aparecer, fazendo com que precise de uma clínica veterinária, que cuide muito bem do seu animal de estimação.

Descubra alguns desses animais que dão trabalho, mas muito amor e carinho:

CACHORRO

Quem disse que um cachorro não pode ser considerado um pet inusitado? São mais de 350 raças reconhecidas pela Federação Internacional de Cinologia, de diferentes tamanhos, cores, pelagem e comportamento, e é praticamente impossível que você conheça todas elas. Alguns dos cães mais estranhos existentes inclui o Basenji, uma raça africana com 4 mil anos de história que não é capaz de latir; o Pastor Bergamasco, originário da Itália, de pelagem naturalmente rastafári; e o aristocrático Löwchen, ou “pequeno leão” em alemão, que tem juba, peito e rabo peludo, como o grande felino.

GATO

Assim como os cães, alguns gatos fogem do comum quando se pensa num bichano independente e cheio de pelos. Os enrugados Sphynx, por exemplo, são totalmente pelados, com pelos quase imperceptíveis recobrindo seu corpo, e lembram as esfinges egípcias. Já o Turkish Van destrói outro mito sobre os gatos, já que essa raça adora entrar na água. Mais um bichano que quebra os paradigmas felinos é o Scottish Fold, um gato que tem as orelhas pequenas e dobradas para frente, graças a mutações genéticas que aconteceram naturalmente.

HAMSTER

Muita gente acredita que ele é um rato, mas, na verdade, eles têm diferenças, já que o hamster não transmite doenças, tem a cauda bem curta e possui bolsa facial, onde armazena seu alimento. Existem diferentes raças desse animal e algumas são praticamente miniaturas, de tão pequenas. Esse roedor é muito independente, mas precisa de uma gaiola compatível com seu tamanho e brinquedos com os quais possa gastar energia, como rodinhas e labirintos.

PORQUINHO DA ÍNDIA

Ao contrário do que o nome sugere, ele não é da família suína, muito menos indiano. Comum na América do Sul, o roedor tem tamanho intermediário e é muito amigável, o que o torna um bom companheiro para as crianças que moram em espaços pequenos. Entretanto, são animais sociais, e costumam viver em bando, por isso, ter mais de um pode evitar a solidão, desde que sejam do mesmo sexo, já que eles se procriam muito rápido.

CHINCHILA

Mais um roedor, a chinchila já foi muito famosa por ter sua pele utilizada na fabricação de roupas, mas hoje a prática foi reduzida e as chinchilas acabaram sendo introduzidas ao ambiente familiar. O bichinho também tem tamanho intermediário e adora um banho, mas não de água! Uma areia com carbonato de cálcio garante que o animal mantenha a pele e o pelo limpos, além de se divertir ao rolar nessa substância. Podem ser cuidadas pelas crianças, com supervisão de um adulto, entretanto, têm hábitos noturnos e prefere dormir durante o dia.

FURÃO OU FERRET

Os animais são importados e já costumam vir com um chip de identificação e castrados, para que não causem desequilíbrio na natureza. Lembram um rato alongado e são tão curiosos quanto, por isso, adoram explorar o ambiente e muitas vezes roubam e escondem pequenos objetos. Para mantê-los, é necessário muito cuidado, pois são animais frágeis: estão sujeitos a doenças que não existem em seu habitat natural, os ossos podem se quebrar com facilidade e precisam tomar vacinas específicas, além de uma alimentação própria para o animal.

JABUTI

Diferente das tartarugas e cágados, os jabutis são exclusivamente terrestres e se adaptam a locais que possuem gramado, onde haja sol e um espaço com sombra para que possam controlar a temperatura corporal. Todas as tarefas destes répteis são executadas vagarosamente: para percorrer 1,5 quilômetros, por exemplo, eles levam em torno de cinco horas! No entanto, a vantagem é que eles são muito resistentes, podendo viver por quase que uma centena de anos, e adoram um carinho. Apenas duas espécies estão autorizadas a viver como animais de estimação no país, a Jabutipiranga e a Jabutitinga.

PORCO

Diferente dos porcos criados para o consumo, algumas pessoas já preferem adotar um desse para ser um companheiro leal. Já existem até mesmo mini porcos, versões que podem se adaptar a apartamentos. Além de dócil e inteligente, o porco também pode ser adestrado e passear na rua tranquilamente com o auxílio de uma coleira. O animal prova que os suínos tomam banho, sim, e deve ser limpo com shampoo neutro e cuidado com protetor solar, já que sua pele sem pelos pode sofrer com os raios solares.

CAVALO

Os cavalos são animais de grande porte tradicionalmente associados ao trabalho no campo ou a competições equestres. Entretanto, eles também são sensíveis e se afeiçoam aos seus criadores, oferecendo, em troca de alimento e a liberdade de se movimentar, olhares carinhosos através de seus grandes olhos. Para criar um cavalo, é necessário ter muito espaço verde, um local para abrigá-lo e comida e água à disposição. Um veterinário especializado será capaz de indicar outras necessidades do animal.

Todo animal precisa de acompanhamento de um veterinário e a Clinica Vet gentilmente escreveu esse artigo para o Blog

A clínica foi fundada em 2007 no Campo Belo. O Hospital Veterinário é 24 horas foi criado com o propósito de unir a paixão pelos animais de estimação com a excelência na medicina veterinária, prestando um atendimento compassivo e especializado. Mantendo o atendimento humanizado e diferenciado, tanto aos nossos clientes quanto aos colegas veterinários que confiam e encaminham seus pacientes para tratamento no Hospital.

Facebook da Clínica

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

One Response

  1. Danillo
    Danillo at |

    Esqueceu de comentar salamandras, cobras, tarântulas,saguis e iguanas. Precisa de autorização especial do IBAMA mas é possível.

    Reply

Leave a Reply