ensinar-cachorro-parar-de-latir

Como ensinar o meu cachorro a parar de latir

Os latidos dos cachorros é um comportamento normal, deixa de ser normal quando os latidos são excessivos, que chegam a perturbar não só você, mas também os vizinhos que logo começam a reclamar.

Para evitar problemas maiores você deve educar, ou seja, ensinar o seu cachorro a parar de latir ou pelo menos fazer com que o cachorro diminua os latidos, ensinando-o a latir quando realmente for necessário. Há cachorros que latem até mesmo para a própria sombra, outros ficam latindo para o seu próprio rabo (tive um shitzu que ficava latindo para o rabo dele o tempo todo).

*Lembrando que latir é normal e saudável para o cão!

Ensinando o cachorro a parar de latir toda vez que a campainha tocar.

Toda vez que sua campainha toca o seu cãozinho se põe a latir incansavelmente, se você mora em casa os latidos são diários e quase que o dia todo, pois há crianças que adoram tocar a campainha e sair correndo, só para ver o cachorro latir, uma brincadeira inocente mas que fazem os cachorros loucos e os vizinhos também. Agora se você mora em apartamento a coisa piora porque todos os vizinhos irão reclamar dos latidos do seu cachorro, o que poderá até resultar numa confusão entre vizinhos.

Para mudar esse comportamento vou dar uma dica, fiz isso com a Meg e funcionou. Toque você mesmo a campainha casualmente e brinque com ele, quando ele não latir mais faça um agrado à ele, de alguns biscoitinhos próprios para cães, com isso ele irá diminuir os latidos toda vez que ele ouvir a campainha tocar.

Tenho uma amiga que tem um cachorro que detesta quando tocam a campainha, ele além de latir muito ficava nervoso chegando a rosnar e avançar em mim. Um dia antes de tocar a campainha da casa dela dei um biscoito por baixo da porta e depois toquei a campainha, pronto toda vez que eu chegava lá o danado ficava olhando se eu tocaria a campainha só para ganhar o biscoito. Resultado ganhei a confiança dele e ele nunca mais latiu para mim.

Cães que latem para ganhar atenção, como fazer ele parar de latir?

Assim como as crianças choram para ganhar atenção dos pais, os cachorros também latem para ganhar a atenção do seu dono, não importa a hora e o local, e os danados sempre conseguem o que querem. Não importa se você está tomando o seu café da manhã ou lendo o sua revista, eles não respeitam.

Quando o cachorro estiver latindo não irá adiantar nada se você começar a gritar com ele, dizendo: Bob fique quieto ou Bob pare de latir. Se você gritar com ele o cachorro entenderá que você está latindo de volta, rsrs.

Quando ele estiver latindo para chamar sua atenção “não de atenção para ele”, importante é que todos os membros da família faça o mesmo com o cachorro, afaste-se dele ou vire as costas para que ele entenda que não irá conseguir nada latindo.

Toda vez que ele latir para o nada e por nada, abaixe-se e diga sua palavra de comando por exemplo: shhh. Quando ele começar a entender que não pode latir em determinados momentos, faça um carinho nele e de um biscoitinho para ele ou jogue o brinquedo que ele mais gosta de brincar, isso é uma recompensa pelo bom comportamento do cachorro.

Como faço para meu cachorro parar de latir para minhas visitas?

Quando você recebe uma visita em casa e o seu querido cachorro começa a latir sem parar, chegando até rosnar e avançar nas visitas, além da visita ficar com medo e querer ir embora, você ficara até envergonhada.

Bom, primeiramente é normal os cachorros latirem para as visitas, porque eles não estão acostumados com determinada pessoa, eles também podem ter esse comportamento por medo, ou até mesmo por ciumes do seu dono, se o seu cachorro tem sempre esse comportamento, é ideal e seguro você procurar ajuda de um bom adestrador de cães. Será um grande desafio mudar o comportamento do cachorro diante das visitas.

1º Antes das visitas chegarem, tire o seu cachorro da sala, para que as visitas possam entrar na casa.

2º Explique a elas que você está ensinando o seu cachorro a parar de latir para as visitas e peça para eles o ajudem.

3º Depois de uns 20 minutinhos solte o cachorro e peça para que sua visita não dar atenção à ele, fingindo que ele não está no local, mas fique atento para que ele não tente avançar em ninguém.

4º De alguns petiscos à sua visita e peça para que deixe alguns petiscos ao redor dos pés.

5º Deixe o cachorro ir sozinho pegar os petiscos, faça isso com cada visita nova que visitar você, ele irá entender que a visita é também amigo dele.

Ideal iniciar esse adestramento com os membros da família, assim ele irá aprender a comportar-se com todos.

Observação: Fique atento quando o seu cachorro latir em horários que ele não costuma latir, pois o cachorro pode estar identificando algum perigo na casa, e ele se põe a latir a fim de chamar o dono para ver o que está acontecendo!

Veja porque os cachorros latem tanto.

Gostou compartilhe…

Rating: 4.1/5. From 16 votes.
Please wait...

34 Responses

  1. Lorelei
    Lorelei at |

    Oi, tenho um cachorro e ele não para de latir para todo mundo, não posso sair na rua que ele late para todos e até carros as vezes, o que devo fazer para ele parar com isso??

    Reply
  2. Letícia
    Letícia at |

    Meu beagle qdo filhote não latia mas de tanto conviver com meu mestiço de poodle com york hoje em dia só late
    Morávamos em casa e agora viemos pra apto
    Tds dias passo vergonha com ele
    Late pra pessoas e avança nos cachorros
    Não sei mais o q fazer

    Reply
  3. camila soares
    camila soares at |

    Meu cachorro late para qualquer coisa mesmo , menos para pessoas, não sei oque fazer já tentei ensinar dizendo não para ele em varias vezes em que ele latia para um cão passando na rua ou um gato no muro e até para os passarinhos que sentam na arvore e quando ele nao latir eu dava um agrado seguido de um carinho. E nada adiantou , será que existe cães que não aprendem? Ele é uma mistura da raça pitbul com vira-lata e queria muito que ele latisse quando as pessoas chegam no portão, vendedor,entregador de panfleto,os que fazem leitura de luz e agua, mas ele em vez de latir abana o rabo e deixa qualquer um passar a mão nele e entrar no patio. E como moro perto de uma escola , as crianças chamam ele pra fazer carinho e ele vai. Assim ele é para qualquer um é o primeiro cachorro que conheço que não late nem para o carteiro.

    Reply
  4. nicolas oliveira boratto
    nicolas oliveira boratto at |

    oi quando eu for a minha nova casa eu vou adotar um pastor branco e ele vai se chamar braguilha alguem poderia me dar dicas?

    Reply
  5. simone
    simone at |

    trabalho e moro em uma pousada as vezes preciso deixar meu cachorrinho no quarto,qdo tenho muito movimento.O quarto é bem grande e tem sacada mais mesmo assim ele late e chora muito raspando a porta não sei o q fazer ele só tem 4 meses um shitzu,ja tentei d tdo.pode me ajudar?

    Reply
  6. Marina
    Marina at |

    Olá!
    Meu cachorro tem pouco mais de 1 ano. Ele é de grande porte. Moro em uma casa nos fundos e meu cachorro só fica no nosso quintal, e a vizinha da frente tem um cachorro grande também. Os dois ficam separados, mas ambos conseguem ver o portão da frente e a movimentação na rua. Meu cachorro quase não latia, e agora ele late quando o outro cachorro late, e aí eles não param. Por qualquer coisa, qualquer movimentação na rua, eles latem. Ele não fazia isso, ele só latia quando alguém ficava no portão (visitas), mas agora é sempre. Agora os vizinhos andam reclamando e chamaram a prefeitura para me multar e eu não sei o que fazer. Eu tento tirar a atenção dele, chamo, mas aí o outro cachorro continua a latir e ele volta para o portão. Será que bloqueando a visão que ele tem da rua diminuiria? Se o outro latir ele vai latir mesmo sem ver o porque?
    Preciso de ajuda! Os vizinhos preferem chamar a prefeitura para vir nos ameaçar do que conversar comigo. Além do mais, tem vários outros cachorros na vizinhança e cismaram com o meu que nem fica no portão da frente. Obrigada!

    Reply
  7. Anna claudia
    Anna claudia at |

    O meu cachorro tem 1 ano e late não só pra visitas para crianças que corre no meio da rua eu não sei o oque eu Faso me ajude meus país querem doar ele eu vou tentar obrigado pelas dicas

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Oi Anna, primeiro você precisa dizer aos seus pais que cachorro não fala, ele late. Todo animal se expressa e tem suas necessidades como ser vivo. Procure convencer seus pais que irá se esforçar para ensinar seu cachorro parar de latir desnecessariamente. Agora, vamos as dicas que na verdade são perguntinhas simples que fará você pensar se seu cachorro está recebendo os cuidados necessários: 1) Quando um cachorro late muito com a aproximação de outro animal ou pessoa, provavelmente ele não tem vida social, isso mesmo, cachorro também precisa se socializar, ou seja, ele precisa estar sempre em contato com outras pessoas e animais, principalmente de sua espécie. Os passeios são importantes para socialização e para exercitar suas necessidades como cachorro, como por exemplo, farejar. A atividade de passeio evita o estresses, porque ele consegue exercer as funções dos quais ele foi programado naturalmente pela vida. Outra dica legal é a persistência. Cachorro não é como nós que aprendemos rápido.

      Reply
  8. Coraline
    Coraline at |

    Uma dica que funciona para o cão parar de latir pra visitas é colocar o seu cão a uns 10 passos para longe da porta, aonde ele não esteja muito colado nem muito longe dela, e ainda possa ve-la, dar alguns brinquedos e/ou alguns petiscos para ele se distrair,ficar em pé de costas para ele e quando ele estiver distraido pedir para alguém da familia tocar a campainha e antes que ele de o latido, estralar os dedos e falar “shh” e se mesmo assim ele querer correr em direção a porta colocar o pé na frente (ainda virado de costas) e depois dar alguns passos, então o cão vai insistir e tentar correr de novo, então repita o movimento com a mão e fale “shhh” e colocar o pé na frente, com algumas semanas de treinamento ele nem vai mais ligar para qualquer campainha ou visita, ah e o importante também é manter postura e depois que a visita e/ou o membro da familia entrar pedir para ignora-lo.

    Reply
  9. Raquel
    Raquel at |

    Olá! Tenho um shitzu de quatro anos e mudamos para um apartamento. Ele late muito quando eu saio e preciso deixá-lo sozinho durante o dia. O que eu faço para acostumar ele?

    Reply
  10. DINORAH
    DINORAH at |

    Bom dia!! Tenho 3 cachorros,a noite sempre no mesmo horário,se um late,todos latem tbm e a toa é só ouvir qualquer barulhinho, que começa uma latição se fim,e vai madrugada adentro!! Sei que já está incomodando os vizinhos,afinal são três latindo o tempo todo sem parar e eles não me obedecem qdo mando ficarem quietos!! Isso literalmente esta me tirando o sono!! Desde já agradeço!!Obrigada!!!

    Reply
  11. Marilza
    Marilza at |

    A minha cachorra fica latindo todo dia o que posso fazer o brigado

    Reply
  12. Marilza
    Marilza at |

    A minha cachorra fica latindo todo dia quando ela ve uma pessoa na rua ela vai sigindo a pessoa o que posso fazer o brigado

    Reply
  13. antonio
    antonio at |

    tenho duas cachorras uma yorky e a outra s.r.d. moro em apartamento e quando toca a campanhia elas latem muito. O que posso fazer para amenizar um pouco o problema

    Reply
  14. Eliene Garcias
    Eliene Garcias at |

    Olá presciso de ajuda tenho
    Um cachorrinho da raça pinscher eu e o meu esposo saimos para trabalhar e o meu filho para escola o meu cachorrinho que atende pelo nome de Bob ele não para de latir e estou tendo problemas quanto a isso é só ele ficar sozinho e não para de latir.
    Eu comprei um apartamento e em breve vamos nos mudarmos para o apartamento tenho medo dos vizinhos reclamar dos latidos do Bob por favor me ajudem.

    Reply
  15. Andrade Santos
    Andrade Santos at |

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento Farejador de cães, eu também sou adestrador e só quero acrescentar mais umas coisinhas.

    Cachorros latem por diversas razões e às vezes pode ser demais. A
    principal razão é realmente uma necessidade de comunicar algo, e
    quando essa comunicação vira um problema, temos que explorar os
    motivos. Ao ver o seu cão latindo com frequência, o melhor é procurar
    entender a causa dessa atitude para solucionar o problema.
    Os principais tipos de latidos e as razões pelas quais os cachorros latem são as seguintes:

    Aborrecimento, Alegria, Alerta, Banheiro, Fome, Chamar atenção.

    Obrigado, Abraço !

    Reply
  16. gerson Boaventura Filho
    gerson Boaventura Filho at |

    Muito elucidativas as suas explicações. Parabéns! Gostaria de saber como devo proceder para coibir o excesso de latidos, principalmente à noite, da minha cadelinha Lucrécia, cujo comportamento está me deixando preocupado com relação aos vizinhos. Aguardo os seus ensinamentos.

    Reply
  17. edye
    edye at |

    Tenho uma pinscher e ela ñ para de fazer xixi no sofá e na cama. Pq faço com essa pestinha q ja está me tirando do sério?

    Reply
  18. Marcia Cunha
    Marcia Cunha at |

    Eu adotei uma Golden com 3 anos de idade. Nunca foi adestrada. Não atende quando chamo. E late para tudo e todos que passam na rua. Preciso ensina-la a não latir o tempo todo. Toda vez que ela late mando entrar para dentro de casa e fecho a porta. Imaginei que ela iria associar que latir é castigo. Mas não esta adiantando. Estou com receio de reclamações de vizinhos pois a associaçào do condominio é rigida quanto a isso. Alguém pode me ajudar? Grata.

    Reply
  19. Rosana
    Rosana at |

    Tenho um shi tzu misturado com poodle tem um ano de idade.
    Quando vou dormir ela fica no meu quarto e sua caminha fica ao lado da minha quando fecho a porta e apago a luz, deito na cama e ela começa a chorar,latir e uivar na porta, feito isso eu tenho que levantar acender a luz pegar ela no colo e apagar a luz, ai deitar e ficar fazendo carinho nela em meados de 15 ou 20 minutos para com que eu consiga fazer ela dormir. Há alguma forma de fazer ela dormir de uma vez sem ter que ficar fazendo carinho por 20 minutos?

    Reply
  20. Lucas valentin
    Lucas valentin at |

    Nossa, Que merda de ensinamentos, a parte da campainha então, eu nem comento.

    Cesar Millan mandou lembranças, haha.

    Reply
  21. Natalia Fernanda
    Natalia Fernanda at |

    Oi bom dia tenho um Pitty Bul super manso tem 8 meses e tanto eu como meu esposo trabalhamos no dia e minha sogra mora ao lado e meu cachorro late e chora muito mesmo quando estamos em casa ele faz isso um vizinho fez boletim o que eu faço.. Por favor me ajude ( ele late por qualquer coisa até pelos brinquedos que espalho para ele no quintal) Obrigada !

    Reply
  22. Adna Silva
    Adna Silva at |

    O meus dois cachorrinhos eram muito desobediente, mas boa parte dos problemas foram resolvidos com o adestramento de cães, mas os adestradores eram muito caros então comprei um curso online que enina como adestrar cães em casa, é bom, ensina tudo certinho, aqui está o site para quem quiser, estou recomendando pois sei o quanto é viver com cachorro desobediente. Ele ensina como adestrar um cachorro de forma prática.

    Reply
  23. Elaine
    Elaine at |

    Boa tarde gostaria de saber o que fazer!!
    Tenho uma filhote de sui tzu ela tem oito meses e ela fica presa e começa a latir todo dia as 05:30 da manhã não sei mas o que fazer moro em apartamento e já esta me dando problema obrigada

    Reply
  24. Antonio Caetano
    Antonio Caetano at |

    Tenho uma cachorra de raça labrador, sendo que ja faz 2 anos que esta comigo e a um ano mudei de apartamento pra casa com quintal e espaço melhor que no apto que ficava na varanda. Em fim meu problema é que com saia de casa cedo e voltava a noite ela ficava sozininah na varanda dia todo entao pela manha 06h 06h20 colocaca agua e comida pra ela. E fechava a porta da vartanda e ia trapalhar e so aopos chegar a noite que ia limpar o local trocando ela de area de varanda dos frundo pra outra varanda da frente. porem o que acontece que ela fica latindo ou seja é um reloginho amanheceu ela ja começa a latir porem acordamos e colocamos agua comida etc ela come mas ela apos comer volta a latir e se nao damos confiança ela chega uma hora que para, mas parece magica fica meia em meia hora latindo até que a gente cansa e vai ao encontro dela e jogamos agua um pouco de agua (as vezes nem chegamos jogar agua mas so colocamos no copo ou ela v=ouve o parulho da torneira ) ai ela para de latir. Tem algum jeito de fazer ela parar definitivo ou seja apos comer ela n ao começa a chamar a atenção. Afinal ela late pela manha pra gente colocar comida e limprar ela ou seja e um jeito dela falar latindo que fez coco e pra gente limpar mas tem hora que nao dah e fica sempre latindo. Pois ela toma conta da casa mesmo se ver uma pomba ela late se o viszinho aparecer na janela late etc.

    Reply
  25. Jaqueline
    Jaqueline at |

    oi queria saber o que fazer para que minha cachorra pare de latir, não posso sair com ela na rua que ela late com todo mundo e com todo animal que vê ninguém aguenta mas…. o que posso fazer?

    Reply
  26. Alexandre
    Alexandre at |

    Olá meu nome é Alexandre tenho 2 shitszu maço eles têm 3 anos, um deles late muito a noite, já tentei várias formas, como dar comida a noite, deixar a luz acesa, mas os vizinhos estão reclamando muito.
    O que posso fazer ? Existe medicamento, cirurgia, uma forma mais rápida ?

    Reply
  27. Danila
    Danila at |

    Minha cachorra nao para de latir com as visitas ela nao acostuma com ninguem ate mesmo com parentes q passam 1 semana na minha casa sempre q ela os ve late

    Reply
  28. Gustavo
    Gustavo at |

    Tenho um pastor alemão de 10 meses , durante a noite ela late sem parar e pra nada ela anda no quintal latindo ! O que posso fazer ? Preciso de ajuda pois estou com medo que os vizinhos façam algum mal pra ela

    Reply
  29. selma
    selma at |

    Tenho uma cadela com o nome de Kelsy, ela late constantemente para pessoas estranhas ou mesmo da família que não convivem constantemente. Já vieram adestradores mas nada adiantou! Não posso receber ninguém em casa não aguento mais.Me ajuda!!!!

    Reply
  30. Giovanna
    Giovanna at |

    Olá minha cachorra tem 2 meses e toda vez que deixo ela sozinha na garagem com a minha outra cachorra,ela começa a lair e chorar sem para e os vizinhos já estão reclamando.
    Socorro já não sei mas oque fazer.!!!

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Giovana, se seu filhote fica dentro de casa o dia todo, a noite ela não vai parar de latir se estiver longe dela. É uma questão de hábito. Todos nós queremos ficar o tempo todo com o cachorro, mas quando é filhote é preciso seguir algumas regras para que ele aprenda certos hábitos como não latir a noite. Procure não ter tanto contato com ela de dia e a noite seja firme quando ela começar a latir. Seja insistente.

      Reply
  31. João Leonel
    João Leonel at |

    Tenho uma poodle a 5 anos e como morávamos em uma casa , ensinamos ela a fazer as necessidades sempre fora de casa (na grama). Porém nos mudamos para um apartamento a 7 meses, e não conseguimos até agora ensinar ela a fazer as necessidades dentro do apartamento , temos que descer 4 andares (sem elevador) 3 a 4 vezes ao dia, pois a danada pede para descer para fazer as necessidades lá embaixo. Pode me ajudar a ensinar ela a fazer dentro do Ap ( em um local determinado?)

    Obrigado!

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      No site eu dou algumas dicas, mas o ideal é você aprender com riqueza de detalhes. Na internet você vai encontrar apenas pequenas dicas.

      Reply

Leave a Reply