As cores que os cães enxergam são limitadas e não são tão variadas e vivas como as dos humanos, mas existe uma explicação científica, para isso, Stanley Coren aborda com clareza.
Os olhos das pessoas e dos cães contêm células especiais, denominadas de “cones”, que tem a função de capturar e reagir à luz, ou seja, de ver as cores. Os cães têm menos cones que os humanos e por isso não enxergam cores com tanta intensidade. O segredo da visão colorida, entretanto, não está apenas na existência dos cones, mas em sua variedade, pois cada tipo de cone reage a uma onda de luz diferente.
Nós humanos temos três tipos de cones que nos permite ver o mundo bem colorido (visão tricomática). Quando há ausência de um desses cones, a pessoa deixa de enxergar toda a variedade de cores e passa a ver em tonalidades diferentes, é o caso do daltonismo. É isso que acontece com os cães, pois eles têm apenas dois tipos de cones e por isso sua visão é dicromática.
Os cones presentes em nós são: verde, vermelho e, azul. Já nos cães, estão presente os cones das seguintes cores: violeta (que para nós é o azul) e o, amarelo esverdeado (que para nós é o vermelho), os cones verdes são ausentes.
Ao invés de ver as cores do arco-íris como laranja, amarelo, verde, azul e violeta como os humanos os cães enxergam as seguintes cores: preto, amarelo escuro (mais ou menos um marrom), amarelo claro, cinza, branco, azul claro, azul escuro. Basicamente os cachorros veem as cores do mundo em amarelo, cinza e azul. Dependendo da combinação, cinza escuro ou preto.
Jay Neitz, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, identificou que as cores que os cães não conseguem diferenciar são: o verde, amarelo, laranja e vermelho. Essas cores na visão dos cachorros é amarelado. O violeta do azul. Essas cores são apenas azul. Azul esverdeado é apena cinza. Vermelho é como um cinza escuro acastanhado ou preto.
Essa falta ou ausência de percepção pode-se afirmar que é devido ao deuteranopia, um tipo de daltonismo.Veja mais abaixo sobre “Cones da visão em explicação científica”.
As cores que o cachorro consegue diferenciar bem é o azul e o verde, porque azul é sempre azul para ele e o verde, como dito acima é amarelado. Por isso numa brincadeira num gramado com bolas azuis é facilmente dele identificar e pegar mais rápido. Se você tentar com uma bola vermelha ele terá dificuldade de encontrar, porque o vermelho é amarelado, confundindo com o gramado verde, que para ele também é amarelado.
Jay chegou a essa conclusão devido a um teste elaborado por ela na universidade, que para descobrir com precisão as cores que os cães conseguem enxergar ela colocou três painéis de cores distintas na frente de alguns cachorros. Dois painéis com cor única e o terceiro co várias cores. A missão do cachorro era apertar o painel que mostrava várias cores e ele era recompensado com biscoitos que o computador liberava no pote que ficava debaixo dos mesmos.
O curioso é que as cores dos brinquedos para cachorros são na maioria vermelho, por isso, se você estiver brincando com uma bola dessa cor com seu cãozinho, perceba que ele terá dificultade de encontrar, e pode ter certeza que não é por causa de sua inteligencia.
Falha na explicação: mostra um painel mostrando que uma das cores que o cachorro vê é o amarelo…
E depois diz que os cães não veem o amarelo… reveja suas informações.
Ola Péricles. Dependendo do seu display (tela), o tom amarelado puxado para o beje e marrom, pode parecer totalmente amarelo.
Só ler matéria que você saberá!
Acho meio estranho! Minha cadelinha tem vários brinquedos de pelúcia ,e ela só brinca com três deles: são dois sapos e uma tartaruga. Todos eles são na cor VERDE. E aí!
Pq os cães n enxerga igual a gente?
Pergunta qual as cores que o cachorro enxerga e, dão uma volta tão grande para uma simples resposta: azul, cinza e amarelo. Pronto. Ninguém perguntou sobre explicação genética, científica ou outros.
Incrível. E eu achando que eles enxergavam só preto e branco. Uma pergunta: Porque eles tem medo da cor verde?
Porque eles percebem que quando o semáforo ativa um tipo de cor, os carros param e as pessoas atravessam.Assim eles associam lentamente para ver um modo seguro de passar por ali.
Não entendo como os cães diferenciam as corrs do semáforo e só atravessam no verde.
Let Costa Baratella liked this on Facebook.