zooterapia-com-cachorros

Zooterapia com cachorros

A relação entre seres humanos e cachorros é tão positiva que eles passaram a ser também utilizados em tratamentos de zooterapia. Só nos Estados Unidos existem mais de 2000 Pet is a Terapy, locais que fazem terapias em pessoas, com cachorros e outros animais, ou seja, usam animais como co-terapeutas em vários tratamentos.

Durante a história da humanidade foram encontradas várias referências da presença dos cachorros. Em alguns momentos esses animais atuaram como terapeutas. Esse é o caso dos templos de cura da Grécia, em que os cães eram tratados como co-terapeutas, pois a mais importante divindade de cura entre eles eram os Asklépios, que manifestavam-se por meio de “cães sagrados”.

Atualmente os cachorros são usados na zooterapia, que é conhecida como a terapia que utiliza os animais em tratamentos de saúde. Essa terapêutica começou a ser usada no Brasil a partir dos anos 80. A pioneira desse uso foi a psiquiatra alagoana Nise da Silveira na década de 50, que aplicou a terapia nos Centro psiquiátricos. Adepta das teorias de Carl Gustav Jung, Nise introduziu a pintura e o contato com os bichos em Centro psiquiátricos.

A zooterapia descobriu nos cachorros ótimos co terapeutas e os tratamentos que utilizam os animais vai desde a hiperatividade infantil, os problemas cardíacos dos adultos até a ressocialização de presos.

Vários tratamentos são aplicados com os cachorros, entre eles os feitos com crianças de 5 e 12 anos.

Constatou-se nas que tinham animais de estimação uma maior sensibilidade e respeito aos limites. Mas não só isso, com o auxilio de seus bichos de estimação os menores são capazes de desenvolver mais rapidamente a cognição, a coordenação motora, campo visual e sua inter-relação com o mundo exterior.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...

2 Responses

  1. Simone
    Simone at |

    Tenho um trabalho para ser entregue dia 19-09 sobre zooterapia com cães pode me enviar algo mais. Já fiz várias pesquisa no google achei coisas sem anexo.

    Obrigada

    Simone

    Reply

Leave a Reply