Para saber se o seu cachorro sofre de depressão, você precisa ficar atento ao seu comportamento e tentar descobrir o que levou a depressão canina. Observe se ele está muito ansioso, estressado ou triste. Quando é realizado um diagnostico da doença, os cães podem ser tratados e os sintomas da depressão são semelhantes aos das pessoas.
Normalmente a depressão surge em cachorros de companhia. Independente da raça, esses cães são dependentes emocionalmente de seus donos. Qualquer alteração da rotina da família pode desenvolver a depressão no seu cachorro. Mas outros motivos podem desencadear a depressão, como estresse em geral, traumas e outros citados mais abaixo. Fique de olho no comportamento do seu cachorro.
Meu artigo sobre essa doença, refere-se a pesquisas que fiz em livros de especialistas em depressão e comportamento canino, como o Coroline Coile e Cesar Millan, bem como, minha própria experiência com a nossa Meg, uma linda pinscher. Depois de ler muito, percebi que o a maioria dos sintomas da depressão ocorrem devido aos hábitos das famílias. Eu, meu marido e meus dois filhos tivemos de ter muito amor para entender o comportamento dela, para enfim, mudar nossos hábitos, especialmente a rotina da casa… isso mesmo, quem não quer ter sua rotina modificada por um animal, então não tenha simplesmente porque é bonitinho. Bonitinho é o seu cuidado com animal.
Os cachorros quando não compreendidos, também tendem a sofrer de depressão. Minha opinião: Se não pode compreender as necessidades fisiológicas e psicológicas de um cachorro ou de qualquer outro animal, então não tenha. Quem deseja ter um companheiro ou quem já tem um, precisa compreender que o cachorro também tem sentimentos e necessidades. Não se pode ter o olhar da satisfação pessoal por um animal de estimação, deve-se compreender que será um membro da família.
É a sua consciência que fará do seu cachorro um animal mais saudável, feliz e sem depressão.
Se você não cuidar do seu cãozinho ele poderá vir a sofrer com estresse e até desencadear doenças no organismo. Os cães idosos estão mais propensos a terem depressão, mas isso não é uma regra, pois se você cuidar direitinho do seu cachorro idoso certamente evitará muitas doenças comuns em cães.
O que pode causar depressão num cachorro?
- Morte de um membro da família, principalmente se for o que mais dava atenção à ele.
- Morte de um outro animal que convivia com ele.
- A chegada de novo animal em casa ou um novo membro na família, as vezes, a chegada de um bebê por exemplo, como a atenção estará voltada para o bebê, o cãozinho irá se sentir isolado se não ganhar atenção da família.
- Violência e maus tratos, especialmente em adestramentos.
- Acidentes doméstico ou ate mesmo atropelamento.
- Ficar preso em espaço pequeno,
- Não passear com ele com frequência.
- Mudança de ambiente. Se você morava em uma casa com quintal e agora precisou ir para um lugar menor ou apartamento, ele irá sentir preso, pois não tem mais espaço para suas atividades e brincadeiras de sua natureza.
- Fica muito tempo em casa e sozinho.
- Experiências traumáticas vividas na infância.
Sintomas clínicos de depressão em cães
- Perda de apetite – o cachorro não anda comendo como antes e começa a perder peso.
- Se isola – não quer brincar mais com seu dono ou com outro animais, não da atenção, nem para o ossinho, que ele tanto adora morder.
- Fica apático a maior parte do tempo.
- Olhar tristonho.
- Intolerância, cães quando estão com depressão não gostam de ser tocados, preferem ficar isolados.
- Mastigam as próprias partes do corpo.
Como ajudar o meu cachorro a sair da depressão?
O melhor remédio para ajudar o seu cachorro é o amor e a atenção. Todos nós temos uma vida corrida e agitada e por conta disso deixamos de nos “divertir” com nosso amiguinho.
Vou dar algumas dicas simples para evitar que seu cachorro sofra de depressão canina
No meu ponto vista, o amor é o melhor remédio para a depressão.
- Toda vez que notar tristeza nos olhos do seu cachorro, de atenção.
- Quando chegar do trabalho dedique-se alguns minutos de atenção. Demonstre seu afeto por ele, conversando, fazendo um cafuné, agradá-lo com biscoitinhos para cães e porque não assistir um programa de tv ao seu lado?
- Se ele fica sozinho em casa, deixe brinquedos próximo a ele, deixe uma música tocando, nada de som alto e músicas agitadas, animais são mais felizes, estáveis e equilibrados com músicas mais calmas.
- A agitação não pode ser uma regra de convivência. Uma casa feliz, não é sinônimo de agitação.
- Também não é para ter uma vida mórbida com seu cachorro, sem uma pitada de brincadeiras e musicas mais aceleradas. Eu conheço amigas de mais idade com só ouvem músicas clássicas e new age, e percebo que seu cachorro é bem apático. Isso também não é bom. Também conheço amigos mais jovens que curtem muito agito e seus cães refletem isso. Use do bom senso.
- Nos fins de semana, leve seu cachorro para passear, faça uma caminhada. Não esqueça de levar a sacolinha para recolher “as sujeiras do seu companheiro” e alguns petiscos.
- Ao invés de levar seu cachorro ao pet shop com frequência. Procure você mesmo dar o banho para demonstrá-lo que você o protege. Se você mora em casa faça uma brincadeira divertida com água, tipo banho de mangueira. Os cachorro adoram brincar.
- Se você tiver filhos, faça um piquenique com eles e seu cachorro, as crianças irão se divertir e ele também.
- Faça desses hábitos uma rotina com seu cachorro. Seu cachorro irá se sentir amado e protegido.
Tratamentos alternativos (Terapias para depressão em cães)
Existem terapias que podem tratar da depressão canina, mas peça ajuda a um veterinário, através do seu relato sobre o comportamento do cachorro, ele irá orienta-lo sobre tratamentos homeopáticos como florais de bach, que ajudam o cachorrinho se sentir melhor e sair da depressão.
Dependendo do quadro clinico do animal, o veterinário poderá receitar medicamentos como Prozac, Paxil e Zoloft, os mesmos usados nos seres humanos. Com a prescrição médica o cão pode ter uma boa melhora a partir do 6º mês do uso do medicamento.
OBS: Somente um veterinário poderá receitar o medicamento.
Gostou do tema abordado? Quer ver outro tema? Envie-nos sua sugestão para que possamos publicar.
Compartilhe, beijos…
Tenho um vira lata, ele tá muito deprimido. Ficou com depressão pq tive que da ele pro meu irmão pois a casa dele é grande e eu moro em um quarto. Vou sempre vê lo mais ele tá cada dia mais triste já faz 8 meses que ele mora lá. Arrumei uma companheira pra ele. Mais mesmo assim não anima o que faço. Não tenho como ficar com ele. A esposa do meu irmão não gosta de cachorro. Ela não maltrata mais tbm não dá atenção.
Meu cachorrinho ontem estava normal brincando e feliz mas hoje quando cheguei em casa ele estava dormindo em pe, olhar triste,so dormi o dia inteiro,nao lati mais (ele latia muita pra qualquer coisa lá fora)não sei oque aconteceu me ajude por favor oque eu faço??
Olá, boa noite!
Estou suspeitando de que minha cachorra, julie está com depressão, ela possui esses sintomas semelhantes aos citados acima: perda de apetite, fica no canto com um olhar tristonho, não gosta que ninguém chegue perto, se estressa muito rápido, não brinca mais como antes agr ela vive dormindo.
Não tenho certeza mas talvez ela tenha ficado assim pois a nossa rotina mudou desde que meu horário estudantil passou para a tarde, e agora não temos mais tanto tempo juntas qnt antes, eu me preocupo pelo fato de ela estar nessas condições e ficar praticamente sozinha dormindo o dia todo.
Minha família não é muito fã de cachorros então eles não dão atenção nenhuma, só alimento e água.
Não sei o que fazer…..
Meu cachorro está com todos os sintomas citados e com um odor muito forte na boca. Será depressão ou alguma infecção ?
Minha cachorrinha vai fazer 2 anos mas eu peguei ela adulta de uma moça que me deu ela anda bem tristinha então estou bem preucupada por favor me ajude
Meu cachorro está ótimo eu acho! Mas ele ainda é um filhote e às vezes vejo um olhinho triste quase fechando não quer brincar com a bolinha, mais sempre quer comer.. mais quando ele estava assim ele fez xixi no lugar errado e eu gritei NÃO! E eu acho que ele ficou mais triste o que eu devo fazer!!!! Por favor me ajudem, agora eu vou brincar com ele e ele às vezes vira as costas ou foge.e estou muito triste por favor me ajudem
Minha cachorrinha anda se sentindo carente e sozinha o que anda acontecendo com ela?
Boa noite. Minha cadelinha se chama Gigi, ela tem 10 anos de idade e foi castrada há 4 dias,estava com piometria. Ela está deprimida,não se levanta,não come sozinha,não interage nem com as pessoas da familia e nem com os outros cães. Está triste e apática, tenho que levá-la nos braços para fazer suas necessidades. Me sinto culpada por ter levado ela pra fazer a cirúrgia,mesmo sabendo que era necessário. Preciso de uma Luz.
Oi Rosa. A melhor maneira de tirar sua cachorrinha da depressão é dar a ela o máximo de atenção sem exigir muito dela. Aos poucos ela voltando à normalidade. Acho válido considerar levá-la novamente ao veterinário, de preferencia outro, para uma avaliação do procedimento realizado. Normalmente, os cães saem da cirurgia, bem. Não é natural o cachorro contrair uma depressão nesse grau após castração.
Tenho uma cachorrinha já faz 10 anos, e ela era muito apegada ao meu pai, um mês atrás meu pai faleceu e ela viu a ambulância chegar para buscá-lo dentro de casa e dai começou a latir.
Hoje ela não faz questão de comer, nem de sair, ficar o tempo todo deitada ou embaixo da cama dele. O que devo fazer? 😥
michele,obrigado por trazer de uma forma clara, todo esse conteúdo, que é indispensável nos dias de hoje!!!
[…] fonte: Farejador de Cães […]
Minha cadela esta com depressão por q peguei mais uma cadela ela esta magra fica muito quieta mais do q antes e nao quer andar e nem se levantar esta tao magra q parece um palito e a outra fica puchando a orelha da q esta com depressão o q faço ?
tenho 3 cachorros que resgatei da rua porém tive que me mudar para apartamento e tive que deixar os outros 2 na casa do meu tio. porém a que ficou comigo ( menos arteira) só a fica deitada e não gosta mais que peguem no colo. como posso fazer para anima-la ?
obs: SEMPRE BRINCO COM ELA DOU CARINHO E DOU UMA RAÇAO ROYAL CAIN.
minha cachorra não está mais comendo e nem bebendo demais água nem mais brincando ela quer fugir não quer mais ficar em casa o que posso fazer para ela sair da depressão
a minha cachorra que se chama Belinha não quer mais comer só está fugindo de casa não quer mais ficar em casa não quer mais beber água só fica deitada não quer mais brincar e ela não era assim e eu estou achando que ela está depressiva o que faço o que faço para ir para ela sair da depressão
meu cachorro esta bem magro pensei q fosse infecção intestinal mas acabei de saber q ele esta com depressão como faco p ele engordar novamente.
Minha mãe comprou 2 cachorros no Natal do ano retrasado pra mim e pra minha irmã, uma maltês e um golden retriever, a maltês morreu a 2 meses logo então adotamos uma gatinha que achamos na rua infelizmente ela faleceu ontem e o meu cachorro não está comendo e nem brincando ele está muito magro e só fica deitado o tempo todo perto de mim ou da minha mãe, vamos levar ele no veterinário e dizer isso pois estou com muito medo de ser depressao.
eu,tenho.um.vira.lata.de.9meses.ele.ficava.com.a.mae.dele.mas.ela.teve.5.filhotinhos.q.ja.estao.de.2meses.desde.entao.ela.passa.a.maior.parte.do.tempo.com.eles.e.o.de.9.mesees.esta.muito.triste.n.come.ja.faz.3dias.n.sei.o.que.faser
Li e gostei muito da matéria!
Estou com a seguinte situação tenho um australian de 5 anos, muito mimoso, sempre junto comigo, quando vou para fora ele vai junto dorme dentro de casa!
Resolvi comprar uma australian fêmea para cruzar com ele, ela emprenhou e teve 3 filhotes!
Dois meses após meu australian Roque o nome dele, num final de semana 15 dias atrás percebi que estava apático, triste, muito quieto, sai a passear com ele, mas percebi que estava estranho, domingo não quis comer, na segunda de manhã levei no veterinário!
Fizeram exame de sangue e constataram que estava com babesia, iniciamos tratamento, quatro dias após, ele começou a ficar mais triste, sem querer comer e beber água!
Começou a perder as forças na patas traseiras e em quatro dias parou de caminhar!
Estou desesperada e o veterinário não consegue entender o que houve!
Fizemos novos exames que está tudo bem!
Ele está triste, apático não se alimenta, não quer caminhar!
Minha reukiana está aplicando Reiki nele e me falou que o emocional dele está muito abalado!
Por favor me dê uma orientação!
Fico no aguardo! Obrigada!
A minha aconteceu basicamente o mesmo , está mancando,da patinha traseira,EA Vet, não encontrou nem um problema físico, não sei oque fazer
Até algum tempo atrás minha cadela vira lata dividia a casa com outros dois Pitbulls. Só que separei do marido e ele os levou. Desde então minha vira lata não come de jeito nenhum. Já tentei várias alternativas de comidas diferentes e ela recusa todas. Está muito magrinha e debilitada. Mal consegue se manter em pé e não sei mais o que fazer. ???
Olá!Tenho uma pinscher e há dois meses ela teve filhotes…Desde então ela não está tão Alegre como antes e há duas semanas ela não quer mais comer,fica mudando de humor rapidamente,não quer brincar e tal.O que posso fazer?
Olá. Li o seu texto e achei interessante. Há seis meses adotei uma mestiça de pitbull, sem saber pois a pessoa que a doou não me avisou nada. Desde então meus outros dois cães só ficam debaixo da minha cama, mesmo eu chamando eles não vêm. Isso porque a filhote tem a péssima mania de mordê-los no pescoço e por mais que eu a corrija ela continua com esse péssimo comportamento. Como tenho dois vira latas, um de porte pequeno e outro médio, a filhotes respeita o macho que a enfrente, no entanto está sempre seguindo e perseguindo a fêmea, notei que ela está com um olhar tristonho e faço de tudo para ela ficar mais alegre, mas ela não quer brincar, vem apenas comer e sair para os passeios que damos todos juntos. Não sei se é uma disputa por dominância, ou se é algo pior neste filhote já que a mesma já pesa mais que a minha vira-lata e sua cabeça é duas vezes maior que a outra que anda entristecida.
Tenho pensado em doar a pit bull, já está castrada, vermifugada e vacinada, mas temo devido a esses traços de sua personalidade, porém comigo ela é dócil, amorosa mas muito ciumenta.
Um forte abraço
Marilia
Boa noite, tinha 2 cachorrinhas mãe e filha, hoje a mãe morreu e eu tenho muito medo da filha ficar com depressão as duas eram muito grudadas, o que devo fazer?
Olá, tenho uma poodle de 6 anos e acabei de trazer para casa um Golden retriver. Essa é a segunda semana dle na casa e a 3 dias minha poodle esta com diarreia vomito e com um semblante muito triste. Desconfio que seja estress por conta do novo caozinho, oq posso fazer para q ela nao sinta tanto ciúme e se sinta tão abandonada??
Boa tarde,
Tenho uma cachorra de 2 anos, como viajo muito ele fica sozinho, como faz muito tempo ela já tá acostumada, mas de umas semanas pra cá, ela não come direito, pega seus brinquedos e leva pra sua caminha e fica lá, gostaria de saber se pegar outra cachorra pra ela não ficar sozinha, pra brincar, é uma boa idéia ou talvez ela ficasse com ciumes e pioraria?
Difícil saber Mônica, pode ajudar ou piorar. Se você viaja muito, procure um hotel pra cachorro, assim ela terá com quem brincar e socializar. Analisa e veja como ela vai se comportando com outros cães. Se a resposta for positiva, então vale sim arrumar uma amiga pra ela. Quando for comprar outro cachorro, leve a sua no criador e veja qual ela escolhe.
Olá a minha cachorrinha ela adora comer e minha mãe da comida para ela e a Lola estava meia cordinha e minha mãe começo a dar outra ração para a Lola e ela compro biscoito integral carninha late e a ração…ela não gosto dessas coisas e começou a faz creve de fome…mais ela sempre corre e dorme e tem um cachorrinha onde minha mãe trabalha eles fazem a maior folia e ela não quer mais obrigada pela sua atenção e espero respostas
[…] fontes: Portapets e FarejadorDeCaes […]
Cães e Gatos – Banho, Tosa e Hotel liked this on Facebook.
Vivian Danielle liked this on Facebook.
Viviane Montenegro liked this on Facebook.
Maria Cândida Assis Figueiredo liked this on Facebook.