As dores de ouvido em cachorro (otite) são mais comuns em cachorros com orelhas caídas ou orelhas grandes, por exemplo: raça Basset ou Cocker Spaniel. Quando falamos em dor de ouvido ou otite, tecnicamente na medicina, é dita como inflamação do conduto auditivo. Há muitas causas para que o cachorro tenha essa enfermidade. Muitos cães tem isso como doença crônica. Não ignore a importância de um veterinário, sempre que seu cachorro estiver com sintomas de dor de ouvido. A dor de ouvido pode até parecer inofensiva, mas se não tratar logo no inicio, o seu cachorro poderá até ficar surdo, além e sofrer muito.
Fotos do resultado de cães que não receberam o tratamento clínico correto.
As causas mais comuns de infecção no ouvido do cachorro
– bactérias,
– parasitas,
– germes,
– fungos,
– anomalias hormonais (como o hipotiroidismo),
– tumores,
– traumas no ouvido,
– alergias,
– corpos estranhos (como pedaços de graveto, folhas, terra e até mesmo água).
Classificação das causas dessa doença
- Fatores predisponentes: estes fatores não define como a causa da otite canina mas aumentam o risco de ela surgir. A presença ou surgimento de pelos, orelhas pendulares em raças como os Bassets, umidade, utilização de substâncias irritantes ou traumas;
- Causa primária: esse é o agente que iniciar a otite canina. Pode ocorrer isoladamente e induzir à otite externa sem fatores predisponentes ou perpetuantes. As mais comuns são alergias, ácaros (sarnas) e outros distúrbios (corpos estranhos, distúrbios glandulares, doenças autoimunes, doenças virais etc.);
- Fatores perpetuantes: são aqueles que impedem a resolução clínica da doença, como bactérias, leveduras, alterações crônicas e a evolução da inflamação para o ouvido médio (otite média).
Fique atento aos sintomas clínicos da otite canina
– Alteração em seu comportamento como irritabilidade e agressividade,
– Sacudir a cabeça sem parar,
– Orelhas avermelhadas e espessas,
– Feridas na parte externa da orelha,
– Coçar desesperadamente as orelhas,
– Roçar as orelhas contra o chão,
– Agressividade ao tocar nas orelhas,
– Mau cheiro,
– Secreção amareladas ou marrom,
– Perda de audição,
– Falta de apetite
Observe se o seu cachorro possui uma orelha com pouca cera e cor rosada, com pele fina e sem odor. Isso demonstra que o seu cachorro está com o ouvido saudável.
Como evitar dores de ouvido do seu cachorro?
Toda vez que você chegar do passeio com seu cachorro, examine atentamente as orelhas dele para certificar-se de que não há nenhum bichinho ou até mesmo gravetinhos de árvore, sabemos que eles adoram brincar onde há plantas e muitas vezes eles acabam enroscando a cabeça entre elas. Mas se você notar que há algo estranho no ouvido do cachorro, não tente remove-lo sozinho, pois poderá machucar ou até mesmo fazer com que o objeto estranho entre mais ainda dentro do ouvido do seu amiguinho, evite que ele fique movimentando a cabeça bruscamente e leve-o a um veterinário imediatamente.
Assim como nós, devemos limpar os ouvidos do cachorro regularmente para evitar o acumulo de cera, o que levaria a uma infecção ou até mesmo uma infestação parasitária. Para limpar o ouvido do filhote pegue um chumaço pequeno de algodão e um pouquinho de solução otológica para cães, em um local com bastante luz, o coloque deitado no seu colo ou entre suas pernas, talvez ele fique arredio, faça carinho nele até que ele fique calmo, com o dedo indicador passe o chumaço de algodão no ouvido limpando toda a sujeira.
Se por algum motivo você não conseguiu levar o seu filhote para tomar banho no pet shop, e é você que dará o banho nele, tome cuidado para não cair água dentro do ouvido, tampe o ouvido com algodão e evite jogar água nas orelhas, pois água se cair água dentro do ouvido pode causar otite no cão, mas se cair não se desespere, enxugue com um chumaço de algodão e observe o comportamento dele.
Todo mundo gosta de dar uma voltinha de carro com seu amiguinho, mas o vento forte sobre ele, futuramente poderá apresentar dores de ouvido, feche as janelas o suficiente para não entrar vendo direto seu rosto.
Evite também deixar o seu cachorro em ambientes com umidade ou com muito calor, esses ambientes contribuem na manifestação da otite no cachorro.
Como tratar as dores de ouvido em cachorros
Após notar sinais de dor de ouvido, leve-o a um bom veterinário, somente ele dará um diagnostico preciso. Ele irá examinar o ouvido do cachorro através de um aparelho chamado de otoscópio, com esse aparelho será possível enxergar profundamente o ouvido do animal.
Quando o veterinário identificar o problema ele irá receitar cremes, pomadas, medicação oral, lavagem do ouvido ou uma cirurgia, se preciso (mas com fé em Deus isso não será preciso).
Fique atento nas orientações do veterinário a serem praticadas em casa. Na hora em que você for cuidar do ouvido, tenha paciência e carinho, pois ele poderá ficar agitado na hora e não deixar você cuidar dele.
NUNCA use medicamentos por conta própria, pois você poderá agravar ainda mais o problema do seu cachorro.
Quem ama cuida!!!
Obrigado pelas dicas
Meu cachorro estava sacudindo a cabeça e cosando as orelhas sem parar, quando fui olhar dentro da orelha, estava tudo avermelhada e com casca.
Claudio Sandra Correia liked this on Facebook.
obrigada pelas dicas!
Eh sempre bom compartilhar experiencias com os peludos e receber dicas de cuidados com eles. Afinal, quem ama cuida! obrigada.
Wagner Mateus liked this on Facebook.
Estela Pacheco liked this on Facebook.