filhote-em-novo-ambiente

Primeiros dias do filhote em novo ambiente

Os primeiros dias do filhote pode ser decisivo para definir a saúde e o comportamente dele. Fique atento à certos detalhes. Eu acredito que o mesmo stress do homem causado pela rotina deve ocorrer com os animais. Se você ficar sempre no mesmo ambiente da casa e não passear, com certeza estará propício ao stress e problemas de saúde. Isso também ocorre com os filhotes.

Eu concordo que deixar o filhotinho dormir dentro de casa é um tanto desconfortante pela sujeira que ele faz e também acho que ele ficará mal acostumado, mas se pretende ter seu filhote com saúde e sem stress, terá de mudar de idéia.

Veja bem, o filhote está num ambiente novo e diferente, isso gera insegurança ao animal. É preciso dar atenção a ele e deixá-lo se ambientar com a nova casa, exceto na  cozinha, claro.

No artigo que fiz sobre nossa experiência com o filhote de Shih-Tzu que compramos, eu disse para não dar muita atenção ao animal nos primeiros dias para ele saber o que o dono gosta ou não. Mas eu estava errado, acho que meu filhote anda stressado e tem tido comportamentos estranhos. Por isso acredido no contrário. Ele precisa de você, principalmente nos primeiros dias, caso contrário, terá  problemas de comportamento ou poderá contrair algum tipo de doença causada justamento pelo seu sistema imunológico ainda ser baixo.

Dar atenção ao filhote significa que ele se sentirá mais confortável e seguro e com o tempo ele vai se sentindo parte da casa. É aí que você entra com treinamento.

Resumindo, não recomendo deixar o filhote fora de casa, principalmente ao dormir. Permita a ele incorporar a confiança em você e na família até ele esquecer da mãe.

Não podemos confundir em dar atenção com permitir que ele faça o que desejar, caso contrário ele vai criar domínio sobre você e à casa. Exemplo, é normal o filhote chorar nos primeiros dias. Não atenda ao seu choro, é como um bebê, se toda hora que ele chorar você ir até ele, vai se criar um vício de convío e de mal comportamento. Seja firme sem deixá-lo de lado, ou seja, fora de casa.

Rating: 4.0/5. From 3 votes.
Please wait...

9 Responses

  1. silvana karla
    silvana karla at |

    oi tenho um puldo de 2 meses gostaria muito de sua ajuda é o seguinte a minha cachorra chora muito o dia e a noite a mae do puldo mora ao lado da minha casa e toda vez o filhote foge para ir amamentar,socorro o que posso fazer para o filhote deixar de chorar e nao ir para casa da vizinha.

    Reply
  2. bia
    bia at |

    oii quero adotar um cachorro, meu filho tem 6 anos e nossa rotina é tranquila por ficamos fora de casa somente no período da tarde. Você acha que mesmo c esse período fora, faremos nosso cachorrinho feliz?

    grata.

    Reply
  3. Sarah
    Sarah at |

    ola eu ganhei uma cachorrinha, mas já tenho dois cachorros velhos, uma fêmea é um macho. E estou com medo de quando ela crescer começar a brigar com a outra fêmea, o que eu faço para isto não acontecer?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Sarah, a disputa por território normalmente ocorre quando dois cães adultos são colocados no mesmo ambiente, como a sua cadelinha é filhote, não precisa se preocupar. Procure despertar o lado materno da fêmea adulta. Isso ajuda bastante. Mas se ocorrer uma disputa quando ela crescer, o melhor mesmo é procurar ajuda profissional.

      Reply
  4. emily
    emily at |

    Ola Begle terrier pode dormir e ficar no quintal com outro filhote? Eles tem 3 meses já!! Elees fazem muita bagunça e não podem mais ficar dentro de casa

    Reply
  5. Gloria Bomfim
    Gloria Bomfim at |

    Estou precisando muito de orientação. Tenho uma cadela mestiça, ainda filhote (6meses) cujo comportamento está ornando muito díficil o convivio. Ela está destruindo todas as plantas que possuimos. Já compramos brinquedos com a finalidade de desviar sua atenção e repelente, porem nada está funcionando. Gostaria de uma orientação sobre como lidar com essa situação.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Glória, primeiro é preciso saber qual a raça do cruzamento, pois tem raças que é do temperamento destruir plantas.. exemplo, o husk siberiano gosta muito de plantas e terra. Vai ter muita dificulade… mas vale tentar… talves o filhote esteja precisando queimar energia…. tente brincar bastante e descobrir o que ele gosta… para direcionar as atividades dele.

      Reply
      1. giovanna
        giovanna at |

        a minha cachorra laça so gosta de morder de brincadeira e brincar com brinquedos

        Reply
        1. giovanna
          giovanna at |

          lhaça**

          Reply

Leave a Reply