3 dicas infalíveis para ensinar seu cachorro a fazer necessidades no lugar certo

3 dicas infalíveis para ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado? Não é nada legal quando você chega em casa e dá de frente com aquela poça de xixi no seu tapete, ao entrar no seu quarto vê aquele presentinho em cima da sua cama e até mesmo se lembra de que não pode trocar a geladeira por uma nova pois ela é o alvo principal na sua cozinha. Pois é, uma das dúvidas mais frequentes que tenho recebido é: “como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?”.

ensinar-cachorro-fazer-xixi-coco-no-lugar-certo

Não se pode esfregar o focinho nas sua necessidades como xixi e cocô, ou, utilizar o jornal para fazer barulho. Não é o jeito certo para educar seu cachorro. Temos que entender porque isso acontece e entender como as necessidades fisiológicas representam para os cães.

O xixi para o filhote, tanto macho quanto fêmea, é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação, coisa que acontece mesmo com os cães castrados. Cães castrados também podem fazer xixi no lugar errado.  Não estou falando apenas de marcação de território, mas como um sinal de “banheiro do Toby é aqui, ou, o Toby passou por aqui”. Nas fêmeas esse comportamento também pode aparecer, o que não é muito difícil de encontrar. Assim, como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo tem a ver com o grau de incentivo que o cão recebe quando está atendendo o chamado da natureza.

Se ele for filhote, tudo o que precisa é de um incentivo certo na hora certa. Se se for adulto a receita é a mesma, porém, com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos. Acreditem quando digo que esse é um dos problemas mais simples de serem resolvidos, o que o torna complicado em alguns casos é a falta de comprometimento e paciência do tutor com o exercício.

Seguem 3 preciosas dicas para corrigir o problema:

1º Dica: Reforce apenas o que você quer, a maioria das pessoas acha que dar bronca funciona do jeito que elas esperam, mas na verdade não; a bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, mas posso fazer escondido”, a melhor maneira de mostrar para ele que você não quer ele faça xixi e coco no lugar errado é ignorando quando ele o fizer. Não diga absolutamente nada se ele não fizer no lugar certo. Quando ele fizer onde você deseja, faça festa, cante parabéns e dê até algum tipo de agrado.

2º Dica: Deixe claro onde você quer que ele faça, de começo evite assimilações complexas como pedir que ele faça a 10 metros da sua casa. Seja claro com o que você quer incentivar. Se for para fazer no tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e a medida que ele for assimilando o que você quer, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. Se for no quintal, fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer e tome gosto pelo local.

3º Dica: Seja paciente e calmo na execução das duas dicas acima. Cães não aprendem nada sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado para não criar uma assimilação negativa com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso e levar a uma coprofagia (ato de comer fezes) e fazer as necessidades onde não se deve apenas quando você não está com a tentativa de chamar a atenção.

Não se esqueça de que com machos não castrados, a frequência do xixi no lugar errado pode ser maior, por isso incentive o máximo que puder caso não queira esterilizá-lo e lembre-se que as chances de fazer onde não se deve são maiores.

Rating: 4.4. From 62 votes.
Please wait...

34 Responses

  1. Maria do carmo
    Maria do carmo at |

    Meu cachorro do q fazer xixi e Coco fora de casa e MT cansativo sair três vezes por dia o q faço pra ele fazer no quintal como fazia antes

    Reply
  2. Lígia Gregório Rocha
    Lígia Gregório Rocha at |

    Meu cachorro faz certinho quando está na nossa frente, quando saímos faz no lugar errado. O problema é que não brigamos com ele quando faz errado, então não entendo como resolver. Toda vez que ele faz no lugar fazemos festa e damos recompensa. Ele tem 2 meses.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      É preciso de muitas tentativas até ele entender. Seja paciente. O tempo de resposta positiva vai depender do grau de inteligência da raça.

      Reply
  3. Isadora Jaeger Bielefeld
    Isadora Jaeger Bielefeld at |

    Oi meu nome é Isadora e quero fazer meu cachorro poder fazer xixi e coco no lugar certo mais ele ainda não tem 1 ano de vida apenas 1 mês de vida mais ainda é pequeno e quero desde pequeno aprender para quando crescer já saber. Pode me ajudar?

    Reply
  4. Thaisa
    Thaisa at |

    Leonardo, tenho um fox paulistinha de 2 meses e meio. Quando o repreendo sobre fazer xixi ou cocô fora do tapete higiênico e o levo até o local que desejo, ele simplesmente não faz mais a necessidade. Só vai fazer de novo depois de bastante tempo, mesmo que com a bronca ele não tenha completado a necessidade.

    Reply
  5. Maria Vitória
    Maria Vitória at |

    Tenho um pincher ele é muito danado as vezes ele faz coco ou xixi no lugar errado mais quando eu brigo com ele,ele não faz mais

    Reply
  6. Carlos Eduardo Campos Machado
    Carlos Eduardo Campos Machado at |

    Meu filhotes são da raça pastor belga groenendael, gostaria de receber dicas como criar e adestra meus filhotes.

    Reply
  7. Bruna
    Bruna at |

    Amei… Espero que dê certo *_*

    Reply
  8. Débora mariana
    Débora mariana at |

    Peguei um filhote já está com.tres meses já tentei de tudo ele não faz no lugar certo

    Reply
  9. Gilliard
    Gilliard at |

    Tenho uma cachorrinha ela é muito danada quando saio de casa ela faz a festa e sempre faz xixi e côco fora do lugar o que faço para ela ficar obediente e fazer no lugar certo

    Reply
  10. nanu
    nanu at |

    Olá, tenho um lhasa apso de 2 meses e tem se mostrado muito rebelde, ele esta muito agressivo, nao brinca, so morde as coisas e a nós, qndo andamos pelo corredor ele vem junto mordendo o nosso pé, falo firme com ele pra não fazer isso, mas ele nao obedece meu comando, estou muito preocuoada com isso.. alguem pode me ajudar?
    Obrigada

    Reply
  11. Amanda santos
    Amanda santos at |

    Resgatei uma cachorrinha da rua so que ela faz suas necessidades em qualquer lugar e quando vai evacuar ela evacua adando com medo acredito que seus antigos donos a maltratada pois ela prende o xixi gostaria de ajuda para reeduca- la desde já agradeço

    Reply
  12. Eliana
    Eliana at |

    Adoro as dicas deste site, mas está difícil resolver o problema do meu daschund. Ele simplesmente cismou que o lugar certo de fazer as necessidades é debaixo da minha mesa de jantar e, eventualmente, no meu banheiro.

    Mesmo levando-o para passear várias vezes por dia e demorando um tempão na rua, ele se segura ao máximo e só consegue se aliviar quando chega em casa. Como posso explicar para ele que o lugar certo é fora de casa?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Boa noite Elaine, todos nós da edição ficamos por 10 minutos dando gargalhadas da forma que expressou sua indignação… rssss… Veja bem, seu cachorro é do tipo fiel aos instintos naturais. Ele marcou aquele local como sendo território dele e isso é muito difícil de corrigir. Já tentou limpar a sujeira com bastante produto de limpeza? Se sim, tente trocar o aroma do produto e também compre um pipi dog, e coloque bastante num tapete higiênico. Sempre que vê-lo rodeando a mesa, tire-o de lá. Talvez essa dicas possam ajudar.

      Reply
    2. Heitor Adestrador
      Heitor Adestrador at |

      Boa tarde, espero ajudar. Tenho o princípio de quando o pipi dog não ajuda, costumo inserir um jornal sujo da urina de outro cão no local em que escolho para ser o banheirinho do meu cão. Ai junto o útil ao agradável, utilizando a marcação de território com o ensinamento de onde ele deve realmente fazer, assim vou retirando e assim ele vai entendendo que ali é onde realmente ele deve fazer as suas necessidades. Espero ter ajudado, tenham um ótimo dia.

      Reply
    3. Daniele
      Daniele at |

      Boa noite preciso de ajuda! Tenho uma poddle de 3 meses ensinei ela a fazer xixi no tapete dela através do xixi pode e xixi n pode na casa ela aprendeue ai parei de usar os produtos porém de uns 15 dias pra ca ela n faz mais no tapete so brinca com ele e não faz mais do lado de fora da casa parece pirraça as vzs que mataaar ela rsrsr o que faço?

      Reply
  13. reginaldo
    reginaldo at |

    Gostaria de aprender tecnicas de adestramento

    Reply
  14. reginaldo
    reginaldo at |

    Gostaria de aprender tecnicas de adestramento para caes.

    Reply
    1. Gabriel
      Gabriel at |

      O site já está ensinando

      Reply
  15. ingrid
    ingrid at |

    tenho uma shitzu femea de 4 meses so faz xixi nos tapetes de casa, e nao faz no tapete sanitario que comprei pra ela,ja tentei mais nao aprende nao sei se devo retirar meus tapetes de dentro de casa para nao confundir a cabeça dela pelo fato deu ter muitos tapetes pela casa dificulta o aprendizado sim?ou nao?aguardo respostas obrigada.

    Reply
  16. Alcida Matias Gomes
    Alcida Matias Gomes at |

    Adorei as dicas vou colocar em prática desde já agradeço abraço

    Reply

Leave a Reply