o-que-saber-antes-de-comprar-cachorro-01

Quero ter um cachorro, o que devo saber antes?

O cachorro não é um artigo de luxo ou um brinquedo que você brinca e depois coloca num cantinho. Antes de ter um cachorro você precisa refletir muito antes de tomar essa decisão. Um cachorro é para o resto da vida, ele não é descartável.

Muitas pessoas acabam dando um cachorro de presente para o filho, só porque o filho acha bonitinho, legal e divertido, mas não pensa nos pós e contras, não avaliam cuidadosamente essa decisão.

Vou contar de forma resumida quando decidimos dar um filhote de cachorro para nosso filho “Joãozinho” que ama cachorro. Quando tomamos a decisão, explicamos como seria, ele teria que cuidar dele diariamente, dar comida e água nas horas certas, limpar a sujeira dele e passear com ele. Graças a Deus não tivemos problemas, pois ele levanta toma seu café e já coloca a comidinha e troca a água do potinho, depois recolhe a sujeira. As vezes ele pede fala: Mamãe como limpar as orelhas do cachorro? ! É claro que não deixamos, mas isso mostra além do amor pelo cachorro, a preocupação e atenção com seu amiguinho. Muitas vezes é ele que lembra: Mamãe precisa escovar os dentes do cachorro!

Bom voltando ao assunto, você terá que:
Limpar xixi e cocô todos os dias – e não se esqueça de desinfetar o local, no começo ele irá fazer suas necessidades em todos os lugares da casa, o que irá lhe tomar um pouco de tempo e paciência para ensina-ló a fazer suas necessidades no jornal ou onde você determinar.

Colocar comida diariamente – nada de colocar uma pilha de comida e um pote gigante de água e deixar lá para que ele vá comendo, o certo e colocar a comida de manhã e de noite, trocar a água que deve ser filtrada. Deixar comida no prato fará com que seu cachorro coma além da conta, ou que seu cachorro fique gordo.

Nada de dar comida de gente para o seu cachorro, estou falando isso porque conheço pessoas que fazem isso, o cachorro deve comer ração, existe ração para cada tipo e porte de cachorro.

Se você optou em ter um cachorro – terá que desembaraçar os pêlos todos os dias, para não dar nó em seus pêlos, se isso acontecer terá que tosar a sua “bolinha de pêlo”. Algumas raças soltam mais pelos do que outras. Tivemos um shitzu que encontrávamos pelo por toda casa.

Cachorro também toma banho – se você optar em dar o banho em casa, por uma questão de passar mais tempo com ele ou até mesmo para economizar, não esqueça que os produtos devem ser próprios para cachorro, hoje existe tudo que você imagina para cachorro, sabonete, xampu, até perfume (eu particularmente não gosto). Mas se você for levá-lo ao pet shop terá um custo de no mínimo R$ 25,00 (na minha cidade é esse valor para raças pequenas) e não se esqueça de marcar com antecedência, porque os petshops vivem lotados, principalmente aos fins de semana.

Leva-lo para passear – de preferencia todos os dias, deixe um espacinho em sua agenda, seja um passeio pela manhã ou no final da tarde, o importante é levá-lo para passear, e não se esqueça de levar um saco para recolher a sujeira que ele fizer na rua.

Importante: Evite ao máximo passear com seu cachorro nos dias muito quentes, pois as patas do cachorro ficaram queimadas pela alta temperatura do asfalto, até mesmo na sombra.

Prepare o bolso – você terá custos fixos com ele, o básico é ração e vacinas. Levar periodicamente seu novo amigo ao veterinário, para deixar as vacinas em dia, e certificar-se que está tudo bem, pois cachorros também têm problemas de saúde assim como nós humanos.

Terá que adestrar o seu cachorro para evitar problemas futuros, como por exemplo, agressividade e/ou mau comportamento canino.

Saiba que muitas vezes que você chegar em casa – você pode correr o risco do seu canino ter mordido os seus sapatos, os móveis, por isso é importante impor limites logo no primeiro dia que ele chegar na casa.

Quando for viajar não poderá deixa o cachorro sozinho em casa – imagine você ficar em casa dias e dias sozinho, sem falar que pode acontecer alguma coisa com ele ou desencadear uma depressão no cachorro.

Não sabe qual a raça de cachorro você quer? – Pesquise antes sobre a raça, converse com pessoas que “gostam e possuem cachorros”, tire dúvidas. Se você mora em apartamento ideal é um cachorro de raça pequena.

Alguém deve estar pensando que estou escrevendo isso para desanimar, ou seja, não ter um cachorro, muito pelo contrario, estou falando tudo isso, porque cada dia que se passa vemos mais e mais cachorros sendo maltratados e abandonados nas ruas, como se fossem brinquedos. Você não pode simplesmente “gostar” de cachorros, você deve amá-los e respeitá-los incondicionalmente.

Se você quer um cachorro somente por alguns momentos, então visite um canil ou abrigo de cães, será melhor para você e para ele.

Se a sua decisão é “eu vou ter um cachorro”, então se prepare para:

Quando você chegar em casa do trabalho, você pode ter certeza que ele estará ansioso para te ver, irá latir e correr de felicidade em ver seu dono em casa, a carinha de um cachorro feliz é como um presente que você ganhará todos os dias.
Se você mora sozinho, terá uma boa companhia, principalmente aos fins de semana, até mesmo na hora de assistir um filme, tenho certeza que ele não irá interromper o filme,rs.

Ele será sua companhia na hora das suas caminhadas, se antes você achava chato caminhar, agora você irá achar divertido e prazeroso.

Você poderá fazer novas amizades, já conheci pessoas que encontraram a “tampa da panela” em um passeio com seu cão.
A sua saúde física e espiritual irá melhorar.

O amigo de quatro patas irá ajudar a aliviar os níveis de estresse do dia-a-dia.

O cachorro percebe quando o seu dono está triste, ele sente isso, ele irá tentar de todas as formas te fazer sorrir, ou, ele simplesmente deitará ao seu lado com uma expressão: – Eu estou aqui ao seu lado, você não está sozinho.

Hoje existem tratamentos terapêuticos com cachorros. Os resultados são positivos e as melhoras nos pacientes são muito significantes.

Se você tem filhos, pode ter certeza que ele será à alegria das crianças, hoje com tantas tecnologias as crianças estão cada vez mais na frente de computadores e tablets, e com a chegada do novo amiguinho eles irão descobrir um mundo novo.
Se você mora em casa e optou por um cão de guarda, pode ter certeza que ele será o seu cão fiel, ou seja, irá proteger sua casa e sua família.

Enfim os contras para ter um cachorro são poucos comparados os inúmeros prós que ele irá fazer por você e sua família, o importante é estar ciente de tudo para que seja uma amizade longa e cheia de amor.

Rating: 5.0. From 2 votes.
Please wait...

3 Responses

  1. LIVRAMENTO
    LIVRAMENTO at |

    sem contar que se voce adotar um amiguinho, estaras colaborando para diminuir o numero descomunal de caes sem dono que precisam de um lar com dono(s) realmente bons.
    Devemos defender os que nao podem fazer sozinhos.

    Reply

Leave a Reply