problemas-oculares-em-caes-01

Doenças oculares em cães

Os cães também sofrem com as doenças oculares, assim como nós, e para prevenir que seu cachorro sofra com catarata, glaucoma ou infamação nos olhos é importe levar seu cachorro ao veterinário regularmente regularmente, mesmo que seu cachorro ainda seja apenas um filhote, porque através de exames, o oftalmologista veterinário irá identificar se ele possui ou não uma predisposição a problemas oculares.

Quando diagnosticado no começo, as alterações oculares têm bons prognósticos. A ceratite tem cura e o glaucoma e a catarata são tratados com ótimos resultados”. Oftalmologista do Hospital Veterinário Sena Madureira Dr. Luiz Felipe Moraes Barros.

Como saber que meu cachorro está com problemas oculares?
Fique atento aos sintomas citados abaixo, eles irão ajudá-lo a identificar se há algo errado com os olhos do seu cão.

– Alteração no comportamento, mostra-se mais irritado e até arredio,
– Sensibilidade à luz, ele procura lugares mais escuros para se abrigar,
– Esbarra em objetos e móveis da casa,
– O cachorro começa a andar encostado nas paredes,
– Coça os olhos com as patas com frequência,
– Secreção amarelada nos olhos,
– Lacrimejamento,
– Permanece com os olhos fechados,
– Pisca além do normal,
– Alteração na cor dos olhos,
– Manchas nos olhos e/ou arredor,
– Inflamação nos olhos,
– Olhos avermelhados e esbranquiçado,
– Olhos com manchas de sangue.

Esses são cuidados básicos para evitar que seu cachorro desenvolva problemas oculares. Lembrando que se ele apresentar algum dos sintomas acima leve-o ao um veterinário, afim de evitar que o quadro evolua.

Como prevenir as doenças nos olhos do seu cão

Não existe nenhum método para deixar o seu cãozinho livre de qualquer doenças nos olhos ou qualquer outra, o que podemos fazer e minimizar os riscos e manter a higiene do nosso amiguinho em dia.

– Leve-o a um oftalmologista veterinário anualmente, principalmente cachorros acima dos 5 anos de idade, essa é uma idade que devemos dar mais atenção aos cães.
– Nunca aplique colírio nos olhos dele sem recomendação do veterinário, ele poderá ter uma irritação ou até mesmo uma úlcera de córnea.
– Usar shampoos próprios de preferência específico para cada raça,
– Evitar vento forte diretamente nos olhos (ao passear de carro deixe a janela fechada, ou deixe apenas uma fresta na janela).
– Não deixe os pêlos caindo nos olhos, raças de cachorro como maltês que tem muito pêlo no rosto poderá ter problemas nos olhos se não amarrar os pelos acima da cabeça, evitando que fique entrando dentro dos olhos.
– Após o banho, quando for secar a pelagem do cachorro, não direcione o vapor do secador no rosto, pois pode causar lágrimas em excesso e machucar os olhos.

Como limpar e cuidar dos olhos do meu cachorro?

Algumas raças requer mais atenção e cuidados como os da raça: Maltês, Lhasa Apso, Shih Tzu, Yorkshire entre outros, por serem cães que possuem muitos pêlos na cabeça e na região dos olhos.

Se você notar acúmulos de secreções nos olhos do cão, faça uma higienização no local com soro fisiológico. Ideal é fazer a limpeza uma vez por semana, porque além de manter os olhos limpos você estará sempre observando se há algo diferente.

Pingue um pouco de soro fisiológico em um chumaço de gaze limpa (evite algodão porque ele desfia com facilidade e pode lesionar os olhos do animal), passe delicadamente no canto interno da pálpebra e vá até o canto externo. Não esfregue a gaze porque os olhos do cachorro são extremamente sensíveis ao atrito da gaze, o que poderá ocasionar lesões.

Se notar que há “gruminhos” de sujeiras grudados no canto dos olhos, retire-o com a gaze bem úmida com soro fisiológico. Não corte com tesoura, ele pode se assustar e você pode provocar um acidente.

Algumas doenças mais comuns nos olhos do cachorro

Glaucoma
Sintomas de glaucoma em cachorros – existem vários tipos dessa doença que pode deixa-lo cego se não tratar.Quando um cão está com glaucoma, seus olhos ficam turvos e esbranquiçados, as pupilas dilatadas, perde a visão de repente.

O glaucoma ocorre quando a pressão intraocular sobe e lentamente as células do nervo óptico morrem o que ocasiona a cegueira no cachorro. Fique atento quando seu amigo atingir os 5 anos de idade, a partir dessa idade o surgimento do glaucoma é mais frequente.

Para diagnosticar o glaucoma em cães é realizado uma avaliação da pressão intraocular (tonometria de aplanação), exame do fundo do olho (fundoscopia), esses são um dos exames realizados pelo veterinário oftalmologista.

A doença descoberta logo no inicio, pode ser controlada com aplicações intravenosa de um diurético, o mesmo facilita a drenagem do líquido que acumula dentro do globo ocular do cachorro. Essas aplicações alivia a pressão intraocular e diminuem as dores nos olhos do cachorro.

Como tratar o glaucoma em cães?
Para tratar inicia-se um tratamento com colírios para diminuir a formação do humor aquoso, porém, o uso de colírios será por toda vida do animal. Em casos mais graves é preciso uma cirurgia.

Catarata em cães
Os primeiros sintomas de catarata em cães é mancha branca que se forma nos olhos, muitas vezes causadas por traumas e diabetes. O cristalino do olho fica opaco e o cão para de enxergar. Quando é considerada uma doença grave é necessária uma cirurgia nos olhos do animal.

A catarata pode atingir cães de todas as idades e raças, os cães da raça Golden Retriever, Lhasa Apso, Yorkshire e Poodle são os que mais sofrem com catarata.

Conjuntivite
conjuntivite em cães não é contagiosa como nos seres humanos, por exemplo, se você tem dois cães e um adquiriu a conjuntivite o outro não será contagiado.

Os cachorros contraem a conjuntivite através da poluição e até mesmo ações climáticas.

Os sintomas da conjuntivite nos cães é inchaço nos olhos, pálpebras superiores inflamadas, olhos vermelhos, secreção amarelo-esverdeada, olhos lacrimejando,  irritação por corpos estranhos e poeira.

Para tratar a conjuntivite do seu cãozinho é simples, limpe os olhos com gazes umedecidas com soro fisiológico e aplicação de colírios que o veterinário irá prescrever. Não pingue remédios sem orientação medica. Quando a conjuntivite estiver mais avançada o médico irá recomendar o uso de antibióticos.

Fique atento ao animal quando estiver coçando os olhos, ele poderá machucar as pálpebras e desenvolver uma úlcera de córnea até mesmo uma inflamação na íris.

Uveíte
Uveíte é uma inflamação da úvea (camada média do olho do cachorro), fluxo excessivo de lágrimas. Quando diagnosticar essa doença deve-se tratar imediatamente para evitar o glaucoma e/ou catarata.

Geralmente o tratamento é feito com anti-inflamatórios receitados pelo veterinário, não pense em medicar o seu cão sem prescrição médica.

Abaixo, algumas fotos de cães com problemas oculares. As fotos são de partir o coração, mas temos por obrigação alertar a todos para que evitem que isso acontece com seu cãozinho.

 

Rating: 3.3. From 3 votes.
Please wait...

6 Responses

  1. Heloisa Moreira
    Heloisa Moreira at |

    Olá, boa tarde, meu cachorrinho está mexendo o globo ocular involuntariamente, não é constante e fica com a cabecinha um pouco de lado há 2 dias, dá a impressão que está com tonteiras, pois, estava com dificuldade para andar, como se estivesse muito tonto, ele tem 16 anos. O que pode estar relacionado a esse sintoma? Se alimenta normalmente e toma complexo B e suplemento, toma tbm um medicamento a base de ervas para aumento de próstata (saw palmeto) desde o dia 11/12.

    Obrigado.

    Reply
  2. Jackson
    Jackson at |

    Olá, tenho uma boxer de 2 anos, que esta com um pequeno volume no olho que esta tendo hemorragia com certa frequência. Que doença pode ser?

    Reply
  3. Renilda Lúcia Gontijo
    Renilda Lúcia Gontijo at |

    Boa tarde Fabiana, tem uma cadela de rua próxima a minha casa. Na verdade são vários cães que acompanham um gari e como ele mora próximo da minha casa eles ficam lá por perto. Ele não tem a mínima condição de cuidar e eu sempre dou uma ajuda; pois já tenho dois cães e o meu quintal é mínimo e afinal cuidar é caro. Todos apresentam alguma debilidade e fico muito preocupada porque na minha cidade não tem nenhum Centro para Animais abandonados, inclusive se vocês tiver algum projeto para trabalhar com animais abandonados ou conhece algum profissional que tenha por favor, me indique porque estou conversando com algumas autoridades políticas do meu município pra ver se conseguimos melhorar essa situação com bom trabalho de tratamento para os cães que se encontram na rua e conscientizar a população para se responsabilizar pelos seus cães. A cadela já tem um olho que está comprometido e o outro está sempre coçando e parece ter secreção. Não sei se é pelo fato de ela estar sempre deitada na areia. É tipo uma carne vermelha que está cobrindo uma dos olhos. Aqui na minha cidade os poucos veterinários que tem não são especialistas em cães. Que tipo de remédio posso comprar para colocar? Pode ser Ceratoconjuntivite Seca? Conto com sua resposta.

    Reply
  4. Valéria
    Valéria at |

    Oi! Meu cachorro está com uma carninha bem no cantinho do olho, ela era pequenininha, mas agora está crescendo e eu estou muito preocupada, pois moro em uma cidade pequena e não tem veterinário aqui. Por favor, me ajudem, não tenho ideia do que pode ser isso!

    Reply

Leave a Reply