porque-adotar-um-cachorro

Porque adotar um cachorro?

Adote um cachorro com responsabilidade. Adotar um cãozinho de estimação é muito melhor do que comprar. Fazendo isso, você contribuirá para diminuir o número de animais abandonados nas ruas. No Brasil estima-se que existam 20 milhões de cães abandonados, segundo projeções com base em estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Adotando um cachorrinho você dá um novo lar aos bichinhos abandonados e ainda ganha um novo amigo, e estará dando um exemplo a seus filhos e amigos, incentivando-os a ver o animal como um ser vivo que merece amor e respeito e não como um objeto descartável de consumo.

Existem vários locais que podem ser procurados por quem deseja ter um novo amiguinho. Os interessados em adotar animais podem visitar o Centro de Controle de Zoonoses CCZ de sua cidade, que dispõem de vários animais para adoção. Basta ser maior de idade, apresentar o RG e um comprovante de endereço.

Você também pode adotar um cachorro pelo site Quero um Bicho.

Quem tiver disposto a ajudar, e possuir recursos para isso, pode ainda recolher um animal das ruas, levá-lo ao veterinário para um exame completo, medicá-lo e cuidar dele com carinho. Com certeza, esse animal será seu melhor amigo.

Existem ainda diversos sites de doação de animais que podem ser encontrados na internet, como por exemplo, o site Quero um Bicho, desenvolvido e administrado pela PEA.

Cuidados que se deve tomar antes de adotar um cachorro:

– Obtenha a concordância de todos da família;
– Verifique se há recursos financeiros necessários para manter o bichinho. Ele vai precisar de ração, medicamentos e eventuais cuidados veterinários;
– Verifique se há quem fique com ele durante viagens inesperadas, férias e feriados prolongados;
– Não dê animais de presente. Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo. Animais não são brinquedos ou objetos, nem presentes!
– Não adote ou compre um animal de uma determinada raça só porque está na moda, pois a moda passa. Os vira-latas também são maravilhosas companhias. Veja as Vantagens de Adotar um Vira-Lata.
– Se escolher adotar um filhote, lembre-se: ele é fofinho e pequenininho agora, mas vai precisar de mais cuidados, terá que ser disciplinado e crescerá rapidamente. Se você não tem paciência ou tempo para criar e disciplinar um filhote, adote um animal adulto.
– Os filhotes costumam ser estabanados e precisam ser disciplinados, com carinho, para não roerem, arranharem ou quebrarem objetos e móveis. Seja paciente e deixe-o com muitos brinquedos!
– Lembre que todo bichinho precisa de visitas periódicas ao médico veterinário, de atenção e carinho. Não basta dar só comida e água, é necessário dar amor;
– Esteja consciente de que todo animal faz xixi e cocô. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza da caixa de areia do gato ou do local escolhido por seu cão;
– Animais não podem ficar ao relento, passando frio ou calor. Se ele for ficar no quintal, você terá que providenciar um abrigo fresco no verão e quentinho no inverno. Também não é correto deixar o animal preso ou acorrentado. Animais precisam de espaço, carinho e exercícios;
– Mesmo morando em apartamento, a lei lhe garante o direito de ter animais de estimação. Você só tem que tomar cuidado para não incomodar os vizinhos;
– Considere adotar um segundo animal. Bichos que têm companhia de outros animais são mais seguros e felizes, raramente têm depressão ou tristeza, brincam e se divertem sem ficarem dependentes dos humanos.

Adote um cachorro sem raça definida

Fonte: PEA.

No votes yet.
Please wait...

2 Responses

  1. camila lima
    camila lima at |

    Oiiii estou passando por um momento muito dificil na minha vida.tenho uma filha de 6 anos que e apaixonada por animais ja tivemos galinha da angola ,porquinho da índia, coelho , passarinhos ,galinha ,bom então so que com os anos passados eles morreram e agora pra piorar o pai da minha filha entrou com um processo pedindo a guarda da minha filha. Estou desesperada sem nenhum cachorro comigo acho que eles fazem muita compahia pra gente acho que estou entrando em depressão pelo o amor de deus eu preciso de uma bebê desde ja obrigada

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Oi Camila, um cachorro faz bem para o nosso bem estar, desde que cuidemos deles com amor e atenção aos cuidados básicos.. Cuidado para não transferir suas magoas ao seu novo amigo e lembrando que ele não irá substituir o amor que sente pela sua filha. Não fique preocupada, há alguns sites para pessoas que querem adotar um cachorrinho. Nesse mesmo artigo, tem um link para um site de adoção.

      Reply

Leave a Reply