Chow-Chow – Temperamento e Personalidade

Temperamento do Chow-Chow

  • O Chow-Chow é caracterizado por ser um cão independente em suas relações afetivas, não solicita a presença do dono a todo o momento;
  • Não são muito ativos, são silenciosos e reservados;
  • Conhecido como o  cão da língua azul;
  • No livro A Inteligência dos Cães, ficou a 3 posições de ser o último colocado, significando que ele não é nem um pouco obediente;
  • Totalmente frios com desconhecidos, cães de um dono só;
  • Sua origem é de cão de guarda, como são silenciosos, quando latem é um sinal que realmente se deve prestar atenção no que está acontecendo.
Chow Chow
Chow Chow

Filhote Chow-Chow

  • A coloração da língua do Chow-Chow quando filhotes é rosada, até 8 semanas de vida sua língua já está totalmente no tom preto-azulada;
  • Alguns não apresentam a língua totalmente azul, caracterizando uma falta desqualificatória, não podem ir a exposições, mas podem ser uma boa companhia;
  • Os filhotes devem ter aulas de adestramento o mais cedo possível;
  • Não destroem tudo, nem são arteiros, mas sim desobedientes;
  • Desde filhotes, já devem ser muito bem socializados, para posteriormente terem um bom convívio com outros cães e não hesitarem na hora de obedecer.

Características Físicas do Chow-Chow

  • Pela grande quantidade de pelos não é recomendável exercícios em excesso, e em especial deve-se evitar as horas mais quentes do dia;
  • Quando são expostos a grandes esforços físicos sua língua vai clareando, o que indica que devem descansar;
  • Não perdem muito pelo durante todo o ano, somente na época de muda;
  • Deve-se tomar cuidado com os banhos excessivos, fazer escovações diárias e secagem dos pelos corretamente para não causar doenças, como alergias e problemas de pele,  por conta da umidade;
  • As cores do Chow devem ser sólidas nas cores preta, vermelha, azul  amarela, creme ou branca.
Chow-chow
Chow Chow

Problemas de Saúde do Chow-Chow

  • Problemas de pele do Chow-Chow;
  • Distúrbios hormonais;
  • Entrópio: causada pelas pálpebras;
  • Displasia coxo-femural em mais de 50% dos animais da raça norte americana.

Resumo do Perfil do Chow-Chow

Nacionalidade: China
Classificação PetSite: Companhia
Grupo FCI: 5
Grupo AKC: 6
Porte: Médio
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de Proteção: Baixo
Espaço Necessário: Médio
Altura Mínima: 45.7 cm
Altura Máxima: 50.8 cm
Peso Mínimo: 20.4 Kg
Peso Máximo: 31.8 Kg
Nível de Energia: Médio
Duração Exercícios Diários: 45 min.
Cor: todas
Tipo de Pêlo: Médio e denso
Troca de Pêlo: Mínima
Necessidade de Tosa: Não

Fontes: The Dog’s Times e Pet Site

320 Respostas

Página 1 de 4 Comentários recentes →
  1. Amanda R.
    Amanda R. at |

    Olá, tenho uma chow chow de 5 meses que está com 40 cm. A altura dela está dentro do padão? Minha colega levou a chow chow dela ao veterinário e disseram-na que não seria chow chow puro porque tem apenas 6 meses e já trocou todos os dentes e possui apenas 36 cm. Isso pode acontecer? Por favor me respondam.

    Reply
  2. Amanda
    Amanda at |

    Tenho uma chow-chow de 1 ano e 3 meses e, por estar muito calor, queria tosá-la, mas a veterinária me disse que não aconselhava porque pode ser que o pelo não cresça mais. Isso tem alguma lógica?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Rss…. Eu nunca ouvi dizer que o pelo do animal não cresce se tosar. Pelo contrário, se fizer a tosa correta, ele tende a crescer mais e melhor. Eu sempre toso o meu cachorro e o pelo demora sim um pouco pra crescer, mas fica muito mais bonito e mais maciio. Claro que você deve manter uma frequencia de banho, porque a escovação e os shampoos ajudam bastante na saúde do pelo.

      Reply
    2. Flavia
      Flavia at |

      Olha Amanda, nao faça isso nem de brincadeira com seu cãozinho, eu tinha um e eu mandava pra um pet shop pra dar banho, ate q um dia o rapaz da loja disse que nao ia leva-lo mais devida agressividade dele mdurante o banho. Então o pelo começou a embolar porque tinha q dar o banho em casa e ele odiava banho. Claro q agente nao tem tecnica nenhuma, nao sabe decar e tudo mais. E tambem ele odiava que o penteasse (super sistematico). Foi entao que ele adiquiriu um fungo na pele que começou a cair o pelo. O veterinario decidiu por tosa-lo. Foi um desastre. O pelo nao nascia mais no corpo todo, ficou todo falado, parecendo cachorro doente. Demorou quase um ano pra solucionar. Foi entao que decidi castra-lo. Ai sim foi a pior coisa. Ele ficou 1000 vezes mais agressivo, mordia violentamente as pessoas da minha casa. Ninguem mais podia chegar perto dele. Foi entao que ele mordeu minha filha e eu resolvi doa-lo. Mas cuide bem do seu cão para que ele não se transforme no seu inimigo, pois é uma raça muito complicada de se lidar. Agora eu tenho um Golden, foi a melhor coisa que fiz. (Desculpa os adoradores de chow chow)

      Reply
      1. Kelly
        Kelly at |

        Boa Tarde,tenho um chow chow de 8 meses,macho.Qdo pguei ñ conhecia esta raça,mas depois de muita pesquisa(internet e especialistas),cheguei a uma concluão.O problema do chow chow é a socialização que deve ser feita desde pequeno,com pessoas e outros animais.Realmente , é uma raça de genio forte,porém,a imposição desde pequeno é importantissima para definir,como ele verá vc,como dono.O mu tbém..dá trabalho no pet shop,mas ,imponho,e ele só de olhar ja conhece seus limites.escovo,ele todos os dias em casa,desde pequeno,faço passeios com ele para desestressar,natação,..qdo passeio com ele,puxo a coleira,para ele ñ andar na frente,aasim ele sabe que quem manda é o dono.;as dicas nos programas de adestradores são muito uteis..mas tem que se definir o carater dels desde pequeno com muita disciplina..

        Reply
      2. Lais
        Lais at |

        Flavia vc que me desculpe mas vc não soube cuidar do seu cão, tenho uma chow chow que sempre tomou banho no pet shop, tb tenho uma filha e sempre tosei meu cão, e minha cachorra é um amor, minha filha sempre conviveu com ela, nunca tive problemas dela avançar nas pessoas, e eu comecei a tosar ela por causa do nascimento da minha filha, para que os pelos não pudessem prejudicá-la. hj ela ja tem pelos grandes novamente, eu só todo no calor, o restante só faço tosa higiênica, e ponto, não prejudicou em nada. minha cachorra é linda, bem comportada, me respeita,não só a mim mas tods da minha casa, mas ela me tem como dona, aliás não sei pq dizem que essa raça é brava, acredito que quem faz a personalidade do cão é o dono, vc não pode deixar que ele mande em vc!!!!

        Reply
  3. jessica
    jessica at |

    eu jessica tenho um casal de chow chow

    Reply
  4. Amanda
    Amanda at |

    Olá,
    Eu tenho uma ChowChow, e ela tá no cio, eu queria saber mais ou menos a média de filhotes que eles costumam ter na primeira ninhada.
    Desde já, agradeço.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Normalmente cachorros grandes dão de 7 a 9 filhotes. O meu pastor branco teve 11. É raro.

      Reply
  5. francilene pereira da silva menas
    francilene pereira da silva menas at |

    sou apaixonada pelo um cachorrinho chow chow, só q eu morro num apto pequeno, tem problema d criar??? adorooooooooo
    acho lindosssssss
    me ajude quero mto ter um, + é carissimo kkkkkkkkkkkkk
    vale a pena. adoraria te- lo.
    aguardo respostaaa.
    desde já grata.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Francilene, acessa o classificado do agente farejador. Tem vários vendedores. é precis anunciar para ver dados de contato.

      Reply
  6. Waleska
    Waleska at |

    Olá….preciso muito de ajuda….ganhei um chow chow a 5 anos….femea…ha 3 meses ela começou ter problemas de pele….se morde e faz feridas enormes…o pior é que não tenho condições de pagar um veterinario… consegui comprar um colete para por no pescoço que evita que ela se morda…. mas se tirar ela volta a se morder…me ajudem….me indique um antibiotico que posso comprar ou alguma coisa que possa passar nas feridas…qual o melhor tratamento???

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Tentar curar qualquer doença sem o atendimento de um profissional, é um absurdo. Pra ter qualquer animal é preciso saber que irá ter gastos. Arrume um jeito e leve seu cachorro a um veterinário. Jamais darei dica de como curar uma ferida ou um doença… É precisa examinar o animal. Desculpe a franqueza, mas está ignorando aspectos importantes.

      Reply
    2. antonio xavier
      antonio xavier at |

      colocar remedio para sarar as feridas,da uma boa raçaõ roal cannil max,escovar todos os dia melhora….

      Reply
    3. Daniella
      Daniella at |

      Sera que nao existe nenhuma faculdade que tenha o curso de medicina veterianaria ai na sua cidade? Voce poderia procurar saber e leva-lo! nao medique o seu cao por conta propria! Isso faz muito mal a ele!

      Reply
  7. Anne jhennifer
    Anne jhennifer at |

    Olá, tenho um chow chow macho (Bahdy) a cor dele é caramelo ele esta perdendo o pelo no rabo e na parte trazeira, ele tem 1 ano , não sei o que fazer p/ melhorar eu acho que é algum fungus no pelo dele mais ainda não esta em todo o corpo, gostaria que vc´s me respondesse urgentemente o que fazer p/ melhorar essa situaão se há algum medicamento que possa previnir ou sarar esses fungo, Obrigada.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Já levou a um veterinário? Tenho rececebido muitos comentários sobre a pelagem do chow chow. É comum dar esse tipo de problema nessa raça, por isso, é preciso cuidados especiais.

      Reply
  8. Anne jhennifer
    Anne jhennifer at |

    Meu chow chow tem 1 ano e meio o rabo dele esta meio careca a metade do corpo dele esta sem pelos Gostaria de saber por que q ele está assim se isso tem cura o que devo dar p/ ele o que devo fazer???

    Reply
  9. Deise W
    Deise W at |

    Olá,
    eu tenho um chow chow de 10 meses, o Petkovic, ele está lindo e enorme, parece um leão, é o meu grande amigo, carinhoso, dócil, levo ele pra passear e ter contato com outras pessoas e animais desde os 2 meses de vida, tenho um gato e eles brincam de pega pega.
    já teve problema com pele, operou a palpebra, mas está lindo e forte, quando tem qualquer problema levo ao veterinário, se temos devemos cuidar, ele é um grande amigo.
    só que enquanto estou no trabalho ele não se alimenta direito, deixa quase toda a ração, isto é normal?

    gostaria de saber também até quantos meses cresce um chow chow?

    obrigada!
    Deise

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Deise, você é um exemplo a ser seguido. Muitos tem problemas com a pelo do chow chow e nem sequer leva a um veterinário. Bom, quanto ao tamanho é simples observar. É dito por aí, que qualquer cachorro cresce até 12 meses de idade. Não foi essa experiencia que eu tive com pastor, akita, shitzu e lulu. Segundo minhas observações e medidas, acredito que um cachorro grande para de crescer a partir dos 7 ou 9 meses..

      Reply
  10. kleber santoro
    kleber santoro at |

    Olá, bom dia !

    dei de presente à minha esposa um chow chow de 48 dias e esta em casa à 3 dias , uma graca e muito sapeca
    rsrsr , como eu faço para ensinar ele a fazer as necessidades dele em um lugar só , pois ele faz em todos os lugares menos aonde eu quero .

    me ajudem por favor .

    desde já agradeço abraços.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |
      Reply
  11. kleber santoro
    kleber santoro at |

    Olá, bom dia !

    dei de presente à minha esposa um chow chow de 48 dias e esta em casa à 3 dias , uma graca e muito sapeca
    rsrsr , como eu faço para ensinar ele a fazer as necessidades dele em um lugar só , pois ele faz em todos os lugares menos aonde eu quero .

    desde já agradeço abraços.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |
      Reply
  12. Cha
    Cha at |

    Tenho um chaw chaw de 2 meses, gostaria de saber se a lingua dele ainda vai ficar toda azul, é q está manchada azul e rosa. Gostaria de saber se a lingua não ficar toda azul significa q ele não é puro? E com qto tempo posso dar fruta e legumes p ele? Obrigada.

    Reply
    1. isa
      isa at |

      o meu tnb e assim ele tem lingua rosa com macha azul se saber o porque me manda um msn obrigado.tnb kero saber.

      Reply
  13. Jonathan Padilla
    Jonathan Padilla at |

    Ola, ganhei um chow – chow com apenas 15 dias de vida. A mae dele nao o alimentava e agora eu dou leite pra ele! ele esta neste momento com 28 dias, gostaria que alguem me dissese a partir de quando pode dar racao nele e quando deve ser o primeiro banho?? obrigado e muito grato

    Reply
  14. Tatyane
    Tatyane at |

    Oi tenho um CHOW CHOW, ela esta com a pelagem feia e tem pontos especificos que o pelo caiu, já levei no veterinario e não acusou nenhuma bacteria, ela n come nenhuma ração, só quando realmente esta com fome, esta magrinha ela tem 1 ano e 5 meses, o que faço?
    estou muito precupada com minha pequena.

    Reply
  15. taisa marcondes
    taisa marcondes at |

    achei uma cachorra e resolvi abrigala estou dando uma boa ração e esses dias tenho notado q sua lingua esta mais clara e derrepente ela desmaiou e quando ela estava voltoutando fez xixi e ficou com tonteira por um tempo estou dando uma vitamina chamada b12 mas ela não esta tendo fome pode se verme ou uma anemia esta muito abatida e não sewi por onde começar o tratamento parece esta lento

    Reply
  16. Ingrid
    Ingrid at |

    Olá, estou querendo comprar um chow chow na cor caramelo filhote, fêmea!
    Gostaria de ter acesso a preços mais baixos que R$ 400,00, mas esta dificil ><
    Quero muito ter um chow chow, parece a raça perfeita para estar em minha casa, porém gstaria de saber se ele poderia destruiu as plantas da minha vó, ja tive um gato que comeu a planta dela e ela se livrou dele ! Minha vó quer um cachorro que seja quieto não faça bagunça.
    Pode me aconselhar ?

    Me responda pelo email, por favor.
    Muito Obrigada.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Ingrid, desconheço sobre bagunça em relação a essa raça. Mas tudo depende de como você cria o animal. Preço menor que 400,00 não vai encontrar que seja puro.

      Reply
      1. deivisson
        deivisson at |

        boa tarde ingrid meu amigo tem 2 femeas e um macho chow chow do puro me liga se quiser 350

        Reply
      2. FANIELE TROLEZI
        FANIELE TROLEZI at |

        Olá tenho um Chow Chow é fêmea e está com 26 dias na verdade comprei ela com 20 dias por R$500,00,mas comprei pois achei uma gracinha mas estou mudando para um apartamento e fiquei sabendo que ela fica grande e não me informei disso antes,se interessar me avise,sou de campinas

        Reply
        1. Farejador de Cães
          Farejador de Cães at |

          Anuncia em forma de “compra” no classificado do agente farejador… com certeza vai aparecer alguém querendo comprar ou adotar.

          Reply
      3. Alex Almeida
        Alex Almeida at |

        Eu tenho um chow chow de 8 mese, é um otimo cão, mas já comeu meu rack, minha cama é um verdadeiro boca nervosa, quando está quieto é porque está mastigando algo. Rsrsrsrsrsrz amo meu cachorro do jeito que é.

        Reply
    2. BIBIANA ALVES
      BIBIANA ALVES at |

      Olá Ingrid, estou na espera do nascimento de uma cria do meu Cabeção… hehehe… houve a cobertura a duas semanas aproximadamente. Como ambos não têm pedrigree pretendemos vender a femea por 300 e o macho por 250. Os pais sao de cor canela.
      Como onde moro está um calor INFERNAL deu uma dosada para aliviar o calor do meu bebezão.
      Se vc kiser te manda uma foto dele atualizada p/ vc ter uma ideia de como será seu filhote.

      Abraço,

      Bibiana
      bibiana_alves_2@hotmail.com

      Reply
    3. Alex Almeida
      Alex Almeida at |

      Eu tenho um chow chow de 8 mese, é um otimo cão, mas já comeu meu rack, minha cama é um verdadeiro boca nervosa, quando está quieto é porque está mastigando algo. Rsrsrsrsrsrz amo meu cachorro do jeito que é.

      Reply
  17. CAMILA COSTA
    CAMILA COSTA at |

    oi, minha chow (ariel) teve que fazer cirurgia, ela tem aquele problema nas duas patas traseiras (displasia coxo-femural); ai tiveram que raspar o pelo das patas uma por cada cirurgia, as duas estao mais curtas, mais uma esta diferente da outra… e por causa do corativo, o pelo acabou crescendo desigual e aquele colar que ficou nela por um tempo (para que ela nao comesse o corativo) acabou embolando muito o pelo dela no pescoço…. e agora nao sei o que faço, sugeriram tosa-lá igual um leão, que as patas ficam iguais…. mais como nao consegui tirar o embolado do pescoço dela estou pensandoem tosa-lá toda… o que faço? tenho medo do pelo dela nao crescer igual! demora muito a crescer? o que pode acontecer?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Eu no seu lugar tosaria o cachorro inteiro… primeiro que é bom fazer isso até pra facilicar que o pelo novo cresça com mais força e melhor. Demora uns 6 meses pra crescer bem. Mas nesse caso é melhor o bem estar da raça. Faça isso e o cachorro vai ficar melhor…. Dê uma boa ração nesse periodo pra fortalecer os pelos.

      Reply
  18. Tata Arcanjo
    Tata Arcanjo at |

    Olá…tenho uma chow chow Branca ..eLa se chama Mel e esta com sete meses..ela esta peluda mas não mto e jah esta um pouco grande..gostaria de saber se é normal o pelo demorar pra crescer…ela vai ao pet shop tda sexta para tomar banho,é indicado dar quantos banhos por semana?..Eu moro em Campinas SP,e queria leva-la a um veterinario especializado na raça,mas ate hoje não achei,se vocês souberem por favor me passa, ha e tbm se tem algum encontro da raça aqui…Obrigado

    Reply
    1. William
      William at |

      Tata, onde voce leva seu chow chow para tosar? Eu tenho um e ninguem consegue tosar ele, pois é muito bravo.

      Reply
    2. Bernardo SC
      Bernardo SC at |

      Olha Tata, o aconselhável é nao dar banho no Chow Chow mais do que 2 vezes ao MÊS!
      Eu dou uma vez ao mês e ele só começa a dar cheiro lá pro vigésimo dia.

      Reply
  19. Thais Vanessa
    Thais Vanessa at |

    Ola!! ganhei um chow chow e no inicio me mordeu e morde quase todas da minha familia, ela eh muito brava ganhei ela 02-01-010 ela se chama FOFA agora ela jah esta beem mansa antes ela nao podia ver a corrente e muito menos pegar na colera dela agora quando pego a corrente ela veem correndo beem feliz e me espera no portão, mas o uniko problema é q o antigo dono dela Flavio maltratava ela quando ia dar banho dai ela fikou com trauma eh muito dificil dar banho nela e ela precisa urgentissimo tomar um banho, eu ligo pra tudo que é lugar e ninguem consegue dar banho nela e quando ela ve a fusinheira enloquece meu pai conseguiu dar banho nela uma vez mas tipo quase pinturada e nao deu pra lavar a kbç ela nao deixavaa vc tem alguma ideia pra mim? sera q pode me ajudar?

    Obrigada desde jah.

    Reply
  20. camila
    camila at |

    oi levei meu chow pra tomar banho e ele veio tosado! queria saber se a juba dele vai crescer como antes, e quanto tempo demora?

    Reply
  21. carlos junio dias
    carlos junio dias at |

    ola,bom tenho um chow chow preto com varios pigmentos pretos na lingua e esta aumentando tem possibilidade de ficar toda preta,e se nao ficar isso significa que nao é puro,outra coisa ele estava soltando muito pelo agora diminuiu,a minha veterianaria disse que o chow chow tem que trocar de pelo ate o sexto mes,podendo trocar antes disso,o que vc me diz?se possivel me mande resposta no email.grato

    Reply
  22. Roseli Borges
    Roseli Borges at |

    Olha, gostaria de saber como eu devo proceder, pois estou ganhando um chow chow macho de 9 meses de vida, e eu nunca tive contato com ele, e parece que ele só ficava preso, não era bem tratado. Na verdade eu gostaria de saber se vou ter muito problema, pois na minha casa tem 4 gatos e dois cachorros, um da raça Ilhasa apso e uma poodle. Será que por ele já ser grande vai estranhar meus gatos?
    Será que era possivel vcs também me respondem por email.
    Obrigada, Roseli

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Roseli, eu não aconselharia isso, o chow-chow é um cachorro com temperamento reservado e pode ser feroz, especialmente pelo fato dele não ter uma vida sócio-animal e por entrar em ambiente estranho. Duvida-se da fidelidade para com o dono, é meio parecido com o Husky Siberiano, com certeza ele vai estranhar e poderá ficar incontrolável. Se você estiver levando ele para um sítio ou uma casa com bastante espaço para ele correr e estravasar, pode ser que você tenha um resultado positivo. Aconselha-se para cachorros grandes com temperamento forte, um lar com espaço grande para o cachorro se exercitar e liberar energia, especialmente se ele for mudar de ambiente. Pode ser que você tenha um bom resultado, nos conte depois, caso não mudar de idéia.

      Reply
  23. Fátima Carneiro da silva
    Fátima Carneiro da silva at |

    Dei de presente de aniversário à minha filha, ano passado, um Chow Chow pelo negro; tinha 3 meses na época. Chama-se Napoleão e é o cão mais lindo que já vi. É muito limpo, silencioso, educado. Mas, realmente, se não for firme com eles, periga o dono se arrepender, pois são extremamente desobedientes. Moramos em um apartamento que não é grande, mas ele sequer incomoda os vizinhos. Passeio com ele todos os dias durante +- 30 m, às 6 da manhã, antes de sair para o trabalho e à noite quendo volto. Ele só faz as necessidades nessas ocasiões. Ele nunca avança em nenhuma pessoa ou em outros câes, mas, se nos passeios um outro cão macho rosnar p/ ele, pode segurar pois pode dar briga certa, portanto, deve-se ser firme com eles. Eu o amo e cuido mais dele que minha filha que está viajando. É um belíssimo cão, principalmente após o banho. É muito quieto e dócil comigo e com meus amigos; (talvez porque eu o acaricie, abrace e escove o pelo sempre). Percebo que é verdade que são extremamente reservados e que não é fácil fazê-los obedecer, mas, nada que indique sejam violentos; apenas temperamental. Gosta de todos os trabalhadores do edifício onde moro e, após os passeios sempre que ficar um pouco deitado ao lado deles e brincar com um deles em especial. Em suma, é uma raça maravilhosa, além de belíssima. Não concordo que sejam cães que não são muito inteligentes; apenas acho que eles não se deixam “manipular” e, por isso deve-se observá-los bem, pois só assim, saberemos fazê-los obdecer. De maneira geral não acho que tenho problemas com ele (só na hora de levar para o banho no pet, rsrsrs. Ainda não descobri porque, mas, uma vez lá, deixa-se banhar e secar sem maiores problemas, além de voltar mais lindo ainda. NapoLEÃO está com 1 ano e 2 meses e continua a ser o meu “bebêLEÃO”.

    Reply
  24. Clarissa
    Clarissa at |

    Moro no inteiror do estado do rio de janeiro e tem feito bastante calor na minha cidade. Meu chow chow tem sentido bastante calor e minha veterinária sugeriu que tosasse, mas tenho duvidas se essa é a melhor alternativa. Ele não tem nenhum problema de saude serio mas as vezes noto ele incomodado com o calor. Gostaria de ouvir uma opinião sobre o assunto. Tenho medo que a pelagem dele não cresça do jeito que é (extremamente abundante). Qual seria a melhor alternativa?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Clarissa, o que você prefere ? Deixar seu cachorro extremamente peludo passando mal com o calor pra mentê-lo bonito, ou deixá-lo saudável tosando sua linda pelagem? Desculpe, mas o chow chow não cachorro para cidades com temperaturas altas. Com certeza, eu no seu lugar, tosaria ele imediatamente.

      Reply
    2. Daniella
      Daniella at |

      Sabe o que eu fiz com o meu? eu tosei somente embaixo!! mandei tosar todo mas so na parte de baixo! pois qnd ele deita no chao ja e mais friozinho!!

      Reply
  25. klébio Resende
    klébio Resende at |

    Desde que nasceu só dou ração para filhote, será que devo mudar, pois o mesmo não come. Prefere ficar com fome.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Você pode introduzir frutas e legumes, mas sem deixar de dar ração.

      Reply
  26. klébio Resende
    klébio Resende at |

    tenho um chow-chow de cor preta, com dois anos, tosei todo o seu pelo,pois estava com fungos, que rémedio, além do shampoo poço passar nele?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Klébio, não posso receitar remédios, mas aconselho que leve-o ao veterinário.

      Reply
  27. solange fernandes
    solange fernandes at |

    Comprei um chow chow tem 3 meses e está caido o pelo nas areas dos olhos, o que que eu faço.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Já procurou um veterinário? Não é comum cair pelo de filhotes tão novo.

      Reply
  28. Katyussia
    Katyussia at |

    Não sei mais o que eu faço meu noivo tem um chow chow de mais ou menos 2 anos ele é muito violento já mordeu minha cunhada, 3 vizinhas. e agora ele esta tentando cruzar mais a cadela não quer nada com ele…e hj
    simplemente mordeu meu sogro, diferentes dos outros ataques ele só mordia 1 vez e saia dessa vez foi diferente ele acabou com o braço do meu sogro, que perdeu muito sague e foi para o hospital…estou desesperada pois infelismente teremos que safrificar o animal nãoi vejo outra alternativa, aqui tem muitas crianças e estamos com medo…

    temos ele desde 2 meses de idade nunca fomos agrecivos com ele, não sei o que esta acontecendo.
    Por favor me dê uma explicação e alternativa se possível.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Katyussia,

      1-) quantas vezes por semana vocês saem para passear com o chow chow?

      2-) Que tipo de atividade vocês oferecem ao cachorro ?

      3-) Ele dorme dentro ou fora de casa?

      Essas situações são simples, mas trabalhosa de se resolver. Veja bem: seu cachorro é anti-social. É preciso socializá-lo com pessoas e outros animais para que ele possa se tornar um cão dócil.

      Nem pense em sacrificar o chow chow, a culpa não é dele e sim de quem o criou.

      Qualquer cachorro escolhe o seu dono, ou seja, numa casa pode ter várias pessoas, mas o cachorro escolhe sempre o seu dono e normalmente é quem costuma passear, dar alimento e brincar.

      Outra detalhe… qualquer animal é o espelho do dono. Se o dono do cachorro tem o hábito de falar alto, xingar, se exaltar, discutir com pessoas da casa ou mesmo no telefone em tom alto, com certeza o animal também será, mesmo se o cachorro receber bastante carinho.

      Entretanto, busque ajuda com adestradores. Vou indicar um adestrador para resolver sua questão, mas lhe adianto que não os conheço pessoalmente. Acesse esse site: http://www.socializa-cao.com.br/

      Reply
  29. Eliane Cristina
    Eliane Cristina at |

    Oi… Minha família está muito triste, pois nossa chow chow, a MEL fugiu no dia de Natal. Ela se assustou com os fogos e conseguiu passar pelas grades do portão o que parecia impossível. Não gostaríamos que virasse um animal de ruas, qual seria a chance de alguém tê-la encontrado e estar tratando bem dela? Ela é Linda dizem que é vermelha, mas lembra a cor do mel. Chora quando o telefone toca estava com 1 ano e três meses e era muito brincalhona e gulosa. Temos muita saudades.

    Reply
    1. Gustavo
      Gustavo at |

      Oi Eliane. é muito provavel que alguem achou e pegou para cuidar seu cão
      por que essa raça é muito amiga. conserteza ele cuida-ra do seu animal.

      Reply
  30. Aline
    Aline at |

    Olá tenho um chow chow e moro com ele aqui em portugal agora tenho que ir ao Brasil e nao sei como fazer com ele temos um rapaz que mora conosco mais ele nao tem afeto por ele como fazemos??? Obrigada

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Aline, acho que essa situação é muito pessoal. Mas se você acha que ele não tem afeto, mas confia nele, acho que não tem problema. Agora se você não confia nele, não deixe. Mas há também hotéis para cães onde você pode deixar com toda a segurança. Procure por este tipo de serviço! Abraços

      Reply
      1. Farejador de Cães
        Farejador de Cães at |

        Bom, você deve perguntar a seu veterinário o será melhor para seu cãozinho e seguir as recomendações dele. Não hesite se ele lhe dizer para opera-lo, ele é um profissional e sabe o que fazer.

        Reply
  31. Priscila
    Priscila at |

    Olá, eu tenho um chow chow muito lindo de 2 meses , mas ele está soltando sangue junto com seu coco será q é verme ou algo mais sério? É normal nessa fase?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Bom normalmente são vermes, mas leve-o ao veterinário, pois ele poderá lhe informar melhor quanto ao diagnóstico de seu Chow. Boa sorte.

      Reply
      1. Priscila
        Priscila at |

        Fui lá e a veterinaria constatou que era verme mesmo !!obrigada

        Reply
  32. Luciana
    Luciana at |

    Oi, eu comprei minha chow chow com 2 meses ela se chama Izzie, a lingua dela ainda nao esta toda azul tem uma parte que ainda esta rosada, sera que nao vai ficar azul? Isso é normal? Queria saber mais por e-mail tambem e trocar experiencias com outros donos de chow, carolina-goudinho@hotmail.com!

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Luciana a língua do chow em 8 semanas já deverá estar na cor azul, como foi dito no artigo. E se ainda estiver parte dela rosada isso poderá acarretar para o cão falta desqualificatória caso ele for competir.

      Reply
      1. Luciana
        Luciana at |

        Ela nao vai competir, mas estou preocupada se ela e chow chow puro, a aparencia dela e total de um chow ela nao tem aparencia de outro cao so de urso, rsrsrs, muito obrigada por ter respondido, fica com Deus.

        Reply
  33. raquel
    raquel at |

    Tenho uma chow de 3 meses e gostaria de saber se já posso tosá la, ou se vai ter algum problema nessa idade!?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Então, Raquel não tem problema nenhum tosar seu chow nessa idade, mas a tosa higiênica é recomendada a partir dos três meses, já a tosa específica da raça é recomendada a partir dos 6 meses de idade.

      Reply
  34. junior
    junior at |

    Oi eu adoro a raça chow-chow, gostaria de saber onde consigo comprar um chow.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Bom Júnior você está procurando onde comprar um Chow? Acesse o site http://www.agentefarejador.com.br/, pois aqui você está no blog onde incluimos artigos, o link que te passei é o nosso classificado online de cães, lá você encontra diversas vendas de várias raças inclusive de chow. Basta você se cadastrar no site, e como você quer comprar um chow, você faz um anúncio de compra gratuitamente, assim você poderá ver o número do telefone do vendedores de sua raça que deseja comprar.
      abraços e boa compra.

      Reply
  35. Junior
    Junior at |

    Olá,agora o meu chow chow a Brunny esta começando a me desobedecer e me morder. Dou brinquedos macios para ela morder, faço de tudo, quando ela me morde, me falaram para zangar com ela, assim:”Não morde! Brunny,não morde!”, mas ela não obedeçe. Alguém poderia me dar umas dicas?

    Obrigado

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Júnior, os chows são teimosos mesmo. Ensine bastante comandos ao seu cão, pois poderá ajudar e muito na sua comunicação, no controle e na obediência. Mas caso ainda sim continue a ter dificuldades com ele, procure um adestrador especializado em comportamento. Imponha limites e não o mime demais. Há um livro muito interessante e que pode te ajudar muito com o seu chow, se chama “Adestramento Inteligente” de Alexandre Rossi. Quando o seu filhote tentar morder agarre sua coleira e diga “não” firmemente.Se o seu filhote continuar a morder, bata de leve no seu queixo estalando o seu dedo indicador e polegar firmemente, dizendo NÃO, NÃO. Se o seu filhote não parar de morder, confine-o até ele se acalmar. Comece a brincar novamente mais tarde. A mordida não deve jamais ser recompensada. Se você continuar a brincar com seu filhote após ele ter tentado morder você, ele pensará que morder faz parte da brincadeira.

      Reply
      1. Junior
        Junior at |

        Obrigado

        Reply
        1. Farejador de Cães
          Farejador de Cães at |

          Olá, por nada e ser precisar, estamos aqui para tentar ajuda-los!

          Reply
  36. Junior
    Junior at |

    Tenho uma filhotinha de chow chow na cor canela, a Brunny. Ela é a alegria da minha casa. Meus filhos estão apaixonados por ela e, aprendendo bastante sobre a responsabilidade de se ter um filhotinho.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Oi Junior. É verdade, a interação de crianças e cães pode ser muito produtiva desde que haja um intermediador entre os dois. Que saiba ensinar tanto o cão quanto a criança a respeitarem um ao outro, isso para a criança pode ser muito bem empregado, pois desde cedo ela já começa a aprender que deve ter responsabilidades, e como ensinar melhor com um cãozinho que é a alegria da casa?
      Abraços.

      Reply
  37. Henri Kara
    Henri Kara at |

    Tenho um chow-chow , lindo, mas vive com ramela nos olhos, alguns dizem para operar outros são contra, qual seria a melhor opção para ele? Além de incomoda-lo, cheira mal.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Olá Henri, bom, na minha opinião, deve ser uma infecção oftalmológica. A melhor opção é você levá-lo ao veterinário, se ainda não o fez, só ele irá saber a melhor forma de cuidar do seu cãozinho. Quanto a operar ou não se ele lhe der essa opção, tente optar pelo o que for melhor para ele e garantir mais sua saúde, converse com o veterinário e se não ficar satisfeito, procure por outros e veja as avaliações que somente um profissional pode oferecer.

      Reply
  38. Douglas
    Douglas at |

    Ola em primeiro lugar parabens pelo site. Minha namorada comprou um chow preto, segundo o vendedor ele teria 2 meses, porem a lingua dele ainda esta um pouco rosada, normalmente ele so fica deitada ou sentado e na grande maioria das vezes so come quando colocamos a ração na mão, gostaria de saber quais as recomendações que os proprietarios de chow poderiam nos informar para cuidar melhor dele. Desde ja agradeçe-mos….
    Douglas.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Já consultou seu veterinário?

      Reply
  39. thiala
    thiala at |

    OLá estou com um chow chow fêmea há 3 dias, achei ela muito amada, reparei que ela dorme muito, come pouco, e espirra bastante, isso é normal?? percebi também que ela coça a orelha mais olhei e está bem limpinha será que pode ser pulga???

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Thiala, cachorro se coça bastante mesmo, mas o caso de caçar as orelhas, pode ser que ela esteja com fungos lá dentro. Pra isso é preciso colocar um pó anestésico e tirar todo pelo de dentro do ouvido com uma pinca própria e depois fazer um tratamento para matar os fungos. É melhor mesmo um veterinário te ensinar como fazer, é preciso uma certa experiência. Quanto ao resto é melhor procurar um veterinário.

      Reply
  40. Luzia Dias
    Luzia Dias at |

    Desculpa gostaria de fazer uma correção.Coloquei qua a lingua da minha chow-chow não é totalmente branca rss!!!o que eu queria dizer que não totalmente azul.

    Reply
  41. Luzia Dias
    Luzia Dias at |

    Tenho uma chow-chow de 3 meses a lingua dela não é totalmente branca ainda está meio rosada gostaria de saber se vai ficar totalmente azulada ou não? se caso não ficar totalmente azulada será um sinal que não uma raça pura, pois comprei de um Canil especializado na raça e veio com o Pedigree,Atestado médico e a carteirinha de vacinação tudo conforme!!…a minha Leonna é linda na cor Canela(Recessiva), olhos claros que combina com a pelagem, esperta, obediente simplismente a amo!!!.Pode me tirar essa duvida por favor!!

    Reply
  42. mayara
    mayara at |

    oooooi! eu acabei de ganhar chow chow! ele fez 5 meses sabado e eu gostaria de saber qual é a melhor ração pra ele.

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Mayara, eu particularmente gosto muito da Royal Canin. Meu filhote está com uma pelagem linda e macia. Testei outras rações mais baratas mas o meu filhote não gostou. A royal canin tem a medida ideal de vitaminas, proteinas, etc, para cada filhtoe e para cada idade.

      Reply
  43. joao carlos
    joao carlos at |

    Tenho uma chow chow de 4 meses e gostaria de saber quando ela vai mudar de pelagem.

    Reply
  44. nanda
    nanda at |

    Gostaria de saber o que devo passar nos testiculos de meu chow chow que estao com assaduras. Ele se deita de pernas abertas e os testiculos arrastam no chao causando as assaduras. Já passei remédios indicados pelo veterinario mas ele lambe impedindo de sarar. Ja tentei colocar focinheira e tambem o colara para impedi-lo de lamber.Nao consegui. Fiquei sabendo de um spray que se joga logo apos passar o medicamento que irá impedi-lo de lamber mas nao me disseram o nome e o veterinario tambem nao soube me dizer. Help!!! Me ajudem.

    Reply
    1. deise ferreira de souza
      deise ferreira de souza at |

      Meu cachorro está com o mesmo problema me ajude o que ele te receito as clinicas estao fechadas e uma dica para seu cão sarar logo coloque colar cervical assim nao tera com ele lamber e nao esta sarando porque na saliva do cachorro existe bacterias fique atenta aguardo respota bjs.

      Reply
  45. Lorraine Cichowicz
    Lorraine Cichowicz at |

    Bom sou dona de um Chow Chow muito obediente e muito carinhosa, peço beijo ela me lambe e agora ela teva 5 bebezinhas todas femeas.. vi todo o parto e fiquei com ela, após o nascimento fiz ela dormir.. sou contra algumas coisas expressar ai.

    Reply
  46. diego
    diego at |

    óla, poderia me informar qual ração da royal canin você da pro seu filhote?

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Eu dou a Royal Canin que tem o nome da raça na embalagem. Você deveria fazder o mesmo, porque cada raça necessita de mais ou menos nutrientes, proteínas e vitaminas específicas de sua raça.

      Reply
      1. Elisangela
        Elisangela at |

        Mas a Royal Canin, não tem raça específica para chow chow.

        Reply
        1. Farejador de Cães
          Farejador de Cães at |

          A Royal Canin tem uma para todas as raças. Utilize essa.

          Reply
  47. ELENITA PEREIRA
    ELENITA PEREIRA at |

    sou meio leiga quanto a essa raca, pois tenho um embora ja tenha ficado doente, mas agora esta bom, ele tem 10 ano, na nossa idade ele esta comigo a sete anos gostaria de saber como funciona a idade dessa raca, pois sei que nao é igual a nossa, amo ele de paixao sao lindos. obrigaduuuu

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      A média de vida de um cachorro varia de 12 a 15 anos.

      Reply
  48. Diego
    Diego at |

    Olá, acabei de comprar um filhote de Chow Chow. Gostaria de saber qual é a melhor ração para alimenta-lo e a partir de qual idade já posso dar ração de cão adulto. Essas misturas enlatadas próprias para cães, é bom dar enquanto filhote? Obrigado

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Eu particularmente gosto da Royal Canin. Uso essa ração no meu filhote e ele hoje está com uma pelagem linda.

      Reply
  49. ivonete de souza alves
    ivonete de souza alves at |

    Tenho um chow chow, há 10 meses, últimamente ela tem tido febre, o veterinário falou que ela estava com pneumonia, foi medicada, tomou soro, só que ele falou que não era necessário dar nenhum medicamento a não ser uma vitamina durante um mes, a febre passou por uma semana agora voltou, parece algum tipo de alergia, ela só gosta de dormir com ar condicionado ou ventilador, será por isso?, quando dou banho eu a seco com secador de cabelos até ficar bem sequinha..Tem alguma coisa que vc possam me passar? com relação a saude dela? Obrigada

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Ivonete, eu aconselho você buscar uma segunda opinião de um próprio veterinário. Não podemos dar uma opinião leiga, somente o especialista. Leve seu chow chow em mais de um veterinário. Eu tenho um cachorro e aqui na minha cidade tem bons veterinários e quando meu cachorro fica doente eu levo em 2 veterinários para ver se as informações são semelhantes. Ví muitos amigos perder seus cachorros porque confiou em apenas um veterinário.

      Reply
    2. JULI
      JULI at |

      OLÁ!
      EU TENHO UM CHOW CHOW DE 4 ANOS, QUANDO ELE ESTAVA COM 6 MESES TEVE PNEUMONIA NÃO SEI COMO, POIS ELE DORMIA DENTRO DE CASA SEM AR CONDICIONADO E VENTILADOR. PERCEBI QUE ESTAVA DOENTE,APÓS ELE FICAR UM DIA SEM COMER, SEM BEBER AGUÁ, LEVEI ELE A DUAS VETERINÁRIAS QUE HAVIAM ME DITO QUE NÃO ERA NADA. ATÉ QUE NO OUTRO DIA ELE DERREPENTE DESMAIO, A ÚNICA CLÍNICA QUE ESTAVA ABERTA DE MADRUGADA FOI A PET CENTER MARGINAL TIÊTE, ONDE EU LEVEI MEU CHOW CHOW.
      DEU ENTRADA QUASE MORTO, FICOU ENTERNADO 15 DIAS, ÁS VETERINÁRIAS TIVERAM QUE FAZER DE TUDO PARA SALVÁ-LO, GRAÇAS Á DEUS SALVARAM. ENTÃO QUANDO ELE TIVER QUALQUER PROBLEMA CORRA!
      E NÃO ADIANTA LEVAR CHOW CHOW EM CLÍNICA PEQUENA, OS ÚNICOS QUE CONHECEM UM POUCO DA RAÇA NO BRASIL FORAM 2 ,JÁ PASSEI COM MAIS DE DOZE. UMA É A DOUTORA JULIANA DA PET CENTER MARGINAL, E OUTRA VETERINÁRIA OFTALMOLOGISTA DA COBASI RADIAL LESTE, ELA É CRIADORA DE CHOW CHOW , É FORMADA PELA USP,PÓS GRADUADA ETC.
      CUIDADO!
      A MAIORIA VAI QUERER ESTUDAR NO SEU CÃO.
      ESPERO QUE POSSA TER AJUDADO VOCÊ.

      Reply
  50. Ana Luísa Teixeira Jones
    Ana Luísa Teixeira Jones at |

    Eu adoro a raça “Chow-Chow”pois eu tinha um mas morreu e o meu amigo que eu amo como namorado tem uma “Chow-Chow” apartir dái eu começei a gostar mas ainda (muitissímo +) dessa raça tão linda que é a raça “Chow-Chow”!!!!

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      O chow chow é realmente lindo e imponente pela sua beleza… parece até um lord.

      Reply
      1. solange fernandes
        solange fernandes at |

        Verdade querida, essa raça e linda.

        Reply
        1. Ricardo
          Ricardo at |

          E acrescento que é um amigo formidável. Aprende a entender o dono/amigo como poucos cães. Um amigo para todas as horas.

          Reply

Qual a sua opinião?