nosso-shih-tzu-em-casa

Primeira noite do nosso Shih-tzu em casa

Meu filho se apaixonou por um Shitzu preto e branco e como moramos num apartamento, sempre relutamos em comprar um para levar para casa. Mas não teve jeito. Compramos ! Seu nome é Shelby e a primeira noite foi bem tranquila, ele não chorou e fez suas necessidades no jornal. Isso porque ele ainda não conhecia seu ambiente.

Já na segunda noite foi um grande problema. Ele chorava o tempo todo. O dia anterior ficamos muito tempo com ele, brincando, dando atenção, deixamos ele andar na casa toda e acho que o problema foi esse. Deixamos ele se ambientar com a casa toda. Foi um erro.

Quem está com esse problema, tende dar atenção somente de dia, deixa ele conhecer seu novo ambiente, exceto na cozinha, e à noite vai diminuindo a atenção, deixe o cãozinho mais à vontade sem mexer muito com ele. Deixe o filhotinho mais quieto. Acho que essa dica pode dar a oportunidade de você dar a ele segurança e ao mesmo tempo um relacionamento mais educativo.

Procure mostrar a ele os lugares da casa onde ele não pode ir e afirme isso com brincadeiras. Não deixe o animal ir à cozinha. Isso aumenta seu problema em outras ocasiões. Dessa forma ele vai aprendendo o que o dono aceita ou não sem stress.

Hoje ele dorme dentro de casa, mas sozinho e sem fazer alardes. Agora preciso educar ele a fazer suas necessidades na área aberta do apartamento, como foi na sua primeira noite.

O cachorro é inteligente, mas antes de tudo é carente de amizade e por isso deve mostrar os limites a ele para controlar seus impulsos, sem deixá-lo inseguro, porque isso gera stress e pode desencadear doenças pelo fato de seu sitema imunológico aindar estar fraco. Fique atento à esse detalhe !

Enfim, nosso Shih-Tzu é uma graça ! Espero poder ajudar com nossa experiência.

No votes yet.
Please wait...

7 Responses

  1. juliana
    juliana at |

    Bom dia.

    por favor ganhei uma Shih-tzu que a veterinaria disse estar com uns 4 messes, ela e brincalhona, e tem mania de ficar mordendo, mas estou em um dilema pois me sinto culpada e não tenho dormido direito, pois fico preocupada por ela estar dormindo fora de casa embora ela não fique chorando, nem aranhando a porta, fico com medo dela estar sentindo frio, com medo, e triste. Meu marido não deixa eu colocar ela dentro de casa nem a noite enquanto estamos assistindo pq ela ainda não controla o impulso de fazer xixi e ele fala que vai ficar com cheiro a casa, ela fica na porta com maior cara de tristonha e isso me corta o coração.
    me ajudem por favor estou fazendo a cachorra sofrer????

    Reply
    1. Farejador de Cães
      Farejador de Cães at |

      Oi Juliana, sua preocupação só demonstra seu amor pela natureza e isso é bom de se ver num mundo de tantas aflições, mas vamos lá. Os primeiros dias de um filhote em novo ambiente é crucial para determinar a educação do cachorro e a felicidade de ambos. Eu tenho experiência nesse quesito e posso te adiantar que primeiro vem a educação e depois o prêmio. Em geral, os cães gostam de ficar com seus donos e onde estiver o seu cheiro. Não se sinta culpada, conhece o ditado que diz: a educação vem do berço? Primeiro, seu cãozinho deve entender que o lugar dele é no lugar que vocês determinarem. Quando ela compreender bem isso, então poderá dar o prêmio, deixando ela entrar em casa, mas treinando sempre ela a sair com o seu comando de voz e gesto. O que você precisa fazer com urgência é escolher um horário para passear com ela, mesmo que por 10 minutos, isso vai ajudar a socializar ela com as pessoas e outros animais, evitando também um estresse. Tenho certeza que estão no caminho certo!

      Reply
      1. juliana
        juliana at |

        muito obrigada ela atenção…vou me atentar nas dicas e tentar melhorar pra que a convivencia dela conosco seja a melhor possivel. grata!!

        Reply
  2. elaine souza
    elaine souza at |

    Oi tenho uma cachorrinha que é da raça shih-tzu com poodle ela tem 48 dias e está com 21 cm ela vai fica grande

    Reply
  3. @android_xt
    @android_xt at |

    Ha ha! Vocês tem problemas!

    Reply
  4. sabrina dias
    sabrina dias at |

    como sei que minha cachorrinha esta com stress. por favor me ajude nao estou conseguindo lidar com ela e um bebe ainda tem apenas 1mes e 15 dias

    Reply
    1. giovanna
      giovanna at |

      ollha a minha tbm fica com estress mais vc tbmcutuca ela nao err

      Reply

Leave a Reply